Capítulo cento e vinte e seis: O Deus de Face Peluda
Página (1/3)
Eu não podia acreditar: junto à base da parede, encontrei um buraco!
Desde o instante em que toquei naquela mochila, eu já havia sentido que havia algo estranho. Tinha a impressão de que ela não fora simplesmente deixada ali. Devia haver algum motivo para ter sido abandonada naquele lugar.
Naquele momento, uma ideia me ocorreu: será que havia um buraco na parede?
Será que, certa vez, alguém tentara entrar por aquela abertura, mas, como a mochila era grande demais para passar, precisara tirá-la e jogá-la do lado de fora?
E, como a situação devia ser extremamente urgente, depois de entrar no buraco aquela pessoa não tivera mais oportunidade de puxar a mochila de volta.
Provavelmente, na época, ela também estava sendo perseguida por aquela velha assustadora.
Nesse instante, os gritos monstruosos às minhas costas já pareciam colados à minha nuca!
Não tive tempo de me preocupar se o buraco era seguro ou não. Atirei-me ao chão como um cão faminto sobre a comida e, usando mãos e pés, enfiei-me pela abertura como uma enguia!
O túnel era completamente reto, e o espaço lá dentro era assustadoramente estreito. Cheguei a ter a ilusão de estar rastejando por um cano de esgoto.
Eu só conseguia esticar as duas mãos à frente da cabeça, cravando os dedos no chão, enquanto empurrava o corpo com as pontas dos pés. Avançava com extrema dificuldade, como um enorme inseto; a postura era tão desajeitada que mal podia ser chamada de rastejamento.
Felizmente, consegui escapar daquela velha aterrorizante.
Por mais difícil que fosse o caminho, eu precisava seguir. Naquele ponto, não tinha escolha alguma. A menos que tivesse nas mãos uma arma carregada até a boca, só me restava continuar avançando teimosamente.
Além disso, talvez aquela fosse uma rota de sobrevivência.
Afinal, enquanto eu não encontrasse o cadáver daquele “predecessor” dentro do túnel, ainda haveria esperança.
Antes de entrar, prendi de propósito a alça da mochila com o peito do pé. Assim, agora eu a puxava comigo, fazendo-a deslizar pouco a pouco.
Eu não tinha ferramenta alguma em mãos. Portanto, não importava o que houvesse naquela mochila; mesmo que fosse apenas um pedaço de madeira, sem dúvida ela poderia aumentar, ainda que minimamente, minhas chances de sobreviver.
Mas só descobriria o que havia dentro dela depois de sair do túnel.
Em meio à escuridão absoluta, avancei com dificuldade por aquele “tubo” perfeitamente reto. O rugido da velha ficava cada vez mais distante, mas, quanto mais tênue e etéreo parecia seu chamado, mais desconfortável eu me sentia.
O túnel era estreito demais, por isso eu avançava muito devagar. Talvez tivesse percorrido apenas vinte ou trinta metros, mas tive a sensação de estar rastejando havia uma hora inteira.
Página (1/3)
Com o lento passar do tempo, a escuridão absoluta começou a fermentar gradualmente dentro do meu coração.
Pouco depois, pensamentos desordenados e um medo profundo cresceram juntos, multiplicando-se sem parar dentro de mim. Aos poucos, comecei a ficar tenso e desesperado, e parecia que minha mente estava à beira do colapso.
Suportei aquilo por mais de dez minutos, até que, justamente quando meu medo estava prestes a se transformar em uma explosão histérica de raiva, minhas mãos quase dormentes afundaram de repente. O “túnel” à minha frente inesperadamente se tornou muito mais espaçoso.
Comecei a avançar como um louco. Só quando meu corpo inteiro saiu daquele “gargalo” percebi que alguém parecia ter escavado uma espécie de “câmara” dentro do túnel.
Devia ter sido o dono da mochila quem a cavara.
Sem dúvida, o objetivo de abrir aquela “câmara” no interior do túnel estreito era descansar.
Encostei-me à parede de terra e respirei profundamente. Com o desaparecimento da adrenalina, todas as dores do meu corpo começaram a avançar contra mim de todas as direções, como uma cobrança atrasada. Cada músculo latejava, dolorido e exausto.
Cheguei a pensar em dormir ali mesmo. Podia deixar tudo para depois que acordasse.
Fiquei encostado à parede de terra, de olhos fechados. Só depois que o desconforto muscular diminuiu um pouco e minha respiração se normalizou é que, cheio de expectativa, puxei a velha mochila para perto.
Dentro do buraco, tudo era completamente escuro. Pelo tato, consegui apenas perceber que era uma mochila de lona.
Impelido pela ansiedade, abri o zíper e enfiei a mão para procurar alguma coisa. Para minha sorte, encontrei uma lanterna.
Acionei o interruptor, e a luz surgiu como eu esperava.
Mas então descobri que havia alguém sentado do outro lado!
A cena repentina fez meu corpo inteiro estremecer involuntariamente. A lanterna escapou da minha mão, caiu no chão e rolou duas vezes. O halo alaranjado da luz acabou apontado justamente para o rosto daquela “pessoa”.
Era um cadáver.
Estava sentado, apoiado na parede de terra, com a cabeça baixa. Os dois braços cinzentos e ressecados pendiam ao lado do corpo. O rosto tinha a mesma aparência, como se uma camada de pele humana seca tivesse sido esticada sobre um esqueleto.
O cadáver havia se transformado completamente em uma múmia ressecada.
A figura era relativamente pequena. Os poucos fios longos e secos que ainda restavam espalhavam-se em desalinho pelas costas, e no pulso esquerdo havia uma pulseira de jade de qualidade comum.
Pela aparência, devia ser o cadáver ressecado de uma mulher.
Depois de acalmar um pouco minhas emoções confusas, comecei a concentrar minha atenção na mochila.
Página (2/3)
Primeiro, tirei da mochila dois cadernos finos que estavam por cima. Abri o primeiro ao acaso e descobri que estava vazio.
Na primeira página do outro caderno, havia seis grandes caracteres verticais escritos a lápis: “Divindade de rosto peludo da Montanha da Gaiola de Vinho”.
As seis palavras haviam sido desenhadas com letras vazadas. Cada traço fora preenchido com uma camada espessa e firme de grafite, e todos os caracteres tinham sombras elaboradas, feitas com grande habilidade artística. O resultado era bastante artístico.
Só de olhar para aquelas seis palavras, meu instinto me disse que aquilo devia ser algum tipo de caderno de pesquisa. Evidentemente, o objeto de estudo daquela mulher em vida, assim como o propósito de sua viagem, devia ser a chamada “Divindade de rosto peludo da Montanha da Gaiola de Vinho”.
As seis palavras não eram difíceis de entender.
“Montanha da Gaiola de Vinho” descrevia o nome daquele lugar.
Já “divindade de rosto peludo” provavelmente se referia a um macaco.
Mas eu tinha certeza de que devia ser um macaco extremamente peculiar, assim como a estátua do macaco monstruoso de oito braços que eu vira do lado de fora do túnel. Era até possível que a expressão “Divindade de rosto peludo da Montanha da Gaiola de Vinho” se referisse justamente àquela estátua.
Depois daquelas seis palavras, a página seguinte continha apenas algumas poucas linhas.
“Agulha Divina que Acalma o Mar?”
“Mundo Inferior?”
A segunda página tinha, ao todo, apenas oito palavras e dois pontos de interrogação.
Além disso, os dois pontos de interrogação haviam sido desenhados com traços pesados e profundos, o que claramente refletia a perplexidade da mulher naquele momento e sua profunda desconfiança em relação à própria conclusão.
Na verdade, não era justo culpá-la. Ao ver aquelas oito palavras, a primeira coisa que também saltou à minha mente foram incontáveis pontos de interrogação.
A Agulha Divina que Acalma o Mar pertencia às lendas e aos romances mitológicos. Era a arma do Grande Sábio Igual ao Céu, Sun Wukong.
Tomar aquilo como objeto de estudo podia ser considerado praticamente inútil e sem sentido.
Quanto ao Mundo Inferior, a questão era um pouco diferente. Afinal, tratava-se de algo profundamente enraizado, havia milhares de anos, na mente de todos os descendentes da antiga civilização chinesa. Podia até ser considerado parte de uma cultura, com um significado extraordinário para nós.
Mas, ainda assim, aquilo definitivamente não era algo que existisse no mundo real!
Página (3/3)