Capítulo Cento e Quarenta e Dois: Vovó
Depois de ajeitar o avental de tecido, virei uma das mesas de oferendas e quebrei uma das pernas de madeira com um chute. Em seguida, caminhei até a parede e usei a perna da mesa para recolher um pouco do combustível na tigela de pedra, acendendo-a para servir temporariamente como tocha.
Até o momento em que peguei a tocha e, segurando o cadáver seco, pulei para dentro do buraco no chão, aquele bando de macacos continuava agindo exatamente como antes, ousa apenas me encarar de longe, resmungando baixinho de vez em quando.
O espaço do segundo andar tinha um tamanho semelhante ao anterior, mas eu não tinha a menor intenção de ficar ali. Lembrei a mim mesmo inúmeras vezes no meu íntimo: eu não estava ali para turismo nem para uma aventura, eu precisava ir até o último andar para dar uma olhada.
Como a criatura semelhante a um pássaro desenhada no chão anteriormente havia me deixado muito intrigado, e aquele lugar era também a minha última parada, se eu ainda assim não conseguisse nada, o destino final da minha irmã nesta vida seria muito provavelmente ficar deitada na cama até o dia de sua morte.
Diante de mim, o buraco estava sob meus pés. Afastei as tábuas podres e pulei.
Durante a queda, afastei levemente as pernas para evitar cair diretamente sobre a abertura do andar inferior, repetindo o erro do velho erudito daquela época, que foi despencar direto até o piso mais fundo.
Aterrissei com segurança no terceiro andar. Levantei a cabeça, dei uma olhada rápida e vi claramente que, não muito longe de mim, estava de pé uma mulher.
Aquela mulher estava com os cabelos desgrenhados e o corpo todo enegrecido, parada ali perto, parecendo segurar algo nas mãos.
Não perquiri nem sequer por um segundo; afastei novamente os pedaços de madeira e saltei.
Meio segundo depois, finalmente pulei para o último andar.
A área do quarto andar era surpreendentemente grande e, tomando como centro a posição em que eu me encontrava, fileiras de jarros de cerâmica se dispunham em círculos concêntricos que se expandiam para fora, estendendo-se até além do limite alcançado pela luz da minha tocha.
Minha mente estava inteiramente ocupada por Feng Zhuixi, e eu só queria seguir em frente. Nesse instante, ouvi um ruído acima da minha cabeça e levantei a pressa o olhar.
Vi que a mulher de cabelos desgrenhados de instantes atrás já havia enfiado a cabeça para dentro do buraco.
Levei um susto e quis recuar para o lado, mas, para minha surpresa, a mulher abriu a boca e falou:
— Você é Wu Yan?
Soltei imediatamente um suspiro de alívio. Alguém capaz de fazer essa pergunta com esse tom, e ainda com um leve sotaque de Sichuan, definitivamente não podia ser um fantasma.
Sem perder tempo, retruquei:
— Quem é você?
A mulher parecia não ter intenção de descer; continuava deitada ali, com os cabelos pendurados por quase meio metro, o que me deixou um tanto irritado.
— Onde está Qin Huai?
Como alguém podia perguntar por Qin Huai logo na primeira frase?
Um pensamento cruzou minha mente: seria esta mulher a misteriosa pessoa que vinha ajudando Qin Huai a fugir esse tempo todo?!
— Qin Huai está bem. Você ainda não me respondeu quem é você.
Assim que terminei de falar, ela soltou um suspiro evidente. Pelo visto, meu palpite estava correto.
Uma vez eliminada a hostilidade, não pretendia mais esconder nada dela. Contei a essa mulher tudo o que acabara de acontecer. Enquanto ela ouvia meu relato, sua expressão tensionava-se e relaxava com o enredo, e ela balançava a cabeça de vez em quando; era óbvio que nutria uma enorme preocupação por Qin Huai.
Quando terminei de contar tudo, ela finalmente ajeitou o cabelo, jogando as madeixas para um lado do rosto, o que me permitiu ver sua fisionomia claramente.
Essa mulher era muito bonita, embora estivesse com o rosto um tanto sujo.
Seus olhos eram belos, com os cantos mais compridos do que o habitual e puxados obliquamente para cima, lembrando um pouco os chamados olhos de raposa, mas sem transparecer qualquer sedução barata; pelo contrário, havia neles um ar de pureza e vivacidade.
— Qual é o seu nome? — perguntei.
A mulher piscou para mim, olhou-a fixamente e balançou levemente a cabeça.
— Não sei.
— Não sabe? — pensei comigo mesmo que, se ela não quisesse dizer, bastava recusar; por que inventar uma mentira tão sem fundamento? Até mesmo inventar um nome qualquer seria muito melhor do que dizer diretamente que não sabia.
Torci os lábios e balancei a cabeça para ela.
— Assim não tem graça. Desse jeito perde a graça. Já abrimos o jogo sobre quem somos; além do mais, eu sou um bom amigo de Qin Huai, e você também é amiga dela. Já estamos com as cartas na mesa, há necessidade de continuar usando pseudônimos?
A mulher me encarou por alguns segundos e soltou uma risada contida:
— Tenho medo de que, se eu disser, você morra de susto na mesma hora.
— O que foi? Vai me dizer que você é Lü Bu reencarnado?
A mulher continuava com um sorriso nos lábios:
— Sou sua avó.
Vendo que ela estava brincando comigo, retruquei no mesmo tom:
— Menos, bem menos. Conheço minha avó há quase trinta anos e não me enganaria facilmente. E esse tipo de conversa, aposto que só meu avô gostaria de ouvir; ninguém acreditaria se contasse por aí.
Ao perceber que eu estava na brincadeira, ela riu ainda mais. Mas, para falar a verdade, havia algo muito estranho.
Enquanto conversava com ela por todo aquele tempo, uma sensação esquisita persistia no fundo do meu peito. Eu sempre sentia uma proximidade inexplicável com ela, como se fosse genuinamente aquela familiaridade própria de entes queridos.
Cheguei até a vasculhar a memória para ver se minha família tinha alguma tia-avó ou tia que tivesse sido dada para adoção na infância, mas nunca tinha ouvido falar de nada parecido.
— Wu Yan.
Enquanto eu matutava, a voz terna da mulher me chamou.
— O quê? — perguntei, erguendo a cabeça.
— Você quer saber como tudo isso aconteceu?
Não hesitei nem por um segundo, tampouco me preocupei em manter qualquer pose; balancei a cabeça afirmativamente, como um pintinho ciscando milho.
— Então a vovó te conta.
Desde que sofrera a transformação, eu me sentia exausto, e como naquele exato momento alguém se dispunha a revelar todos aqueles segredos para mim, simplesmente sentei-me no chão, decidido a descansar um pouco e ouvir a história que ela estava prestes a contar.
Contudo, aquela história acabou tendo de começar a partir da infância da minha avó.
Diziam que, antigamente, pouco tempo depois de entrar para a seita dos Portões, minha avó foi escolhida pelo Velho Ancestral como a herdeira da linhagem de feitiços Oculares, sendo naturalmente submetida ao ritual em que o Velho Ancestral lhe costurou a boca com linha de barro sagrado.
À medida que minha avó foi crescendo, o Velho Ancestral também lhe contou muitas coisas a respeito daquela linhagem.
Uma das regras estipulava que aqueles que entrassem para a seita dos feitiços de Boca passariam o resto da vida inevitavelmente marcados pela viuvez e pela solidão.
O que significava carregar esse destino de isolamento?
Referia-se a homens idosos sem esposa ou que haviam perdido a esposa na velhice.
Referia-se a mulheres idosas sem marido ou que haviam perdido o marido na velhice.
Significava perder os pais na juventude, tornando-se órfão.
E a última parte indicava o envelhecimento sem deixar descendentes para perpetuar o nome da família.
Em termos mais simples, estudar aquela seita equivalia a carregar a maldição de uma estrela solitária e agoureira; onde quer que pisasse, atraía a morte e a desgraça, e ninguém que ficasse ao seu lado teria um destino feliz.
Naquela época, minha avó tinha apenas quinze ou dezesseis anos e, escondida, agia como qualquer outra jovem, conseguindo furtivamente com a avó que observava os céus alguns romances de artes marciais para se divertir e passar o tempo. Naturalmente, as duas garotas nutriam grandes aspirações pelos amores e rancores descritos naqueles livros.
Entre os seis mestres das vias heréticas, havia duas mulheres e quatro homens. O mestre de Qin Huan era de tez clara, feições bonitas e personalidade fria e taciturna, parecendo o irmão mais velho perfeito nos corações daquelas duas jovens.
Quem diria, porém, que além daquele grupo de seis pessoas, havia ainda alguém escondido que aprendia os segredos às ocultas.