Capítulo 140: Transformação

Descendente do Taoismo Cavalo Mancal 2345 palavras 2026-04-02 03:04:24

Página (1/3)

— Quem é?! — O Segundo Gao também se aproximou, tomado pela curiosidade.

Qin Huai franziu as belas sobrancelhas e inclinou a cabeça, como se ainda estivesse tentando se lembrar:

— Hum... No começo, achei que fossem vocês me chamando, então não dei importância. Depois que subi, fiquei pensando e percebi que aquela voz não podia ter saído de vocês.

Eu ia falar alguma coisa, mas Qin Huai acrescentou:

— Apesar disso, a voz realmente parecia muito com a do Segundo Gao. Foi por isso que não desconfiei na hora.

Aquelas palavras me deram um calafrio na nuca. Apressei-me a perguntar:

— Tem certeza de que não ouviu errado? Essa pessoa disse mais alguma coisa?

Qin Huai sentou-se de pernas cruzadas à beira da abertura, apoiou os cotovelos nas coxas e o queixo nas mãos. Depois de pensar por alguns instantes, respondeu:

— Acho que disse: “Venha, venha depressa”. Naquele momento, pensei que vocês estivessem me apressando para subir. Agora que penso melhor, parece que a voz veio de bem ao meu lado.

O Segundo Gao cutucou meu ombro com o dedo e sussurrou:

— Será que era um macaco?

Só então me lembrei de repente de que, quando eu e o Segundo Gao estivéramos na floresta, havíamos encontrado um macaco capaz de falar. Pelo que eu recordava, naquela ocasião ele também nos mandara ir até ele.

Antes disso, eu havia até esquecido que estávamos no Templo dos Macacos. Afinal, seria muito estranho haver um Templo dos Macacos sem nenhum macaco.

Ao ouvir o que o Segundo Gao dissera, Qin Huai ergueu a cabeça e me encarou:

— Que macaco?

Mal terminou de falar, uma rajada de vento passou sobre nossas cabeças com um forte assobio.

Quase por reflexo, agarrei Qin Huai e me joguei para trás. O Segundo Gao também se desviou com extrema agilidade.

Logo em seguida, algo verde-escuro despencou do alto. Não sei se foi coincidência, mas aquilo mergulhou com precisão absoluta no buraco diante de nós. Caiu na água com um estrondo, debateu-se apenas duas vezes e desapareceu num piscar de olhos.

Eu estava mais perto da abertura e recebi no rosto boa parte da água espirrada.

O Segundo Gao levantou-se de um salto e nos puxou para trás, completamente agitado:

— Era aquele peixe! O peixe enorme de agora há pouco!

Nós três ficamos sentados no chão, ainda abalados. Por sorte, o peixe caíra diretamente no quarto nível. Se tivesse aterrissado no nosso andar e começado a disputar espaço conosco, ficaríamos sem poder subir nem descer. As consequências teriam sido inimagináveis.

Já fazia três ou quatro horas desde que entráramos na montanha, e meu estômago estava faminto a ponto de quase sofrer cãibras. Então o Segundo Gao tirou da mochila alguns pães e água, e os três começamos a comer, como se estivéssemos acampando.

Durante a refeição, lembrei-me de uma coisa.

Página (1/3)

Página (2/3)

Embora a história do velho letrado e do macaquinho fosse apenas uma lenda, mesmo as lendas precisavam conservar alguma lógica onde houvesse lógica a ser conservada.

Por exemplo, depois que o velho letrado caíra no buraco na terra, ele gritara: “Quatro cadáveres empilhados, Templo dos Macacos.”

Isso deveria significar que os quatro cadáveres empilhados estavam perto dele. Além disso, aquilo que permitia definir o buraco como o “Templo dos Macacos” também deveria estar nas proximidades do velho letrado.

Mas o lugar onde estávamos era muito estranho. Para começar, não se parecia nem um pouco com um templo. Além disso, não havíamos encontrado os tais quatro cadáveres empilhados.

Então expus essa ideia. Para minha surpresa, o Segundo Gao assentiu repetidamente enquanto mastigava o pão. Ele concordava plenamente comigo.

— Mestre, o lugar onde caímos não pode ser o certo. É verdade que há macacos nas redondezas, por isso presumimos desde o começo que este lugar fosse o Templo dos Macacos.

Continuei conversando com o Segundo Gao sobre isso, mas percebi que Qin Huai, ao nosso lado, estava o tempo todo olhando para mim. Aquilo me deixou extremamente desconfortável.

— O que foi? Estou com farelo de pão no rosto?

A expressão de Qin Huai estava abatida. Ela permaneceu em silêncio por alguns segundos, suspirou e disse:

— Você se esqueceu daquela sombra negra, não foi?

Eu realmente havia me esquecido!

Com toda aquela confusão envolvendo o peixe e a água, nem percebi quando a sombra negra desaparecera. Tirei depressa o celular do bolso e iluminei o rosto, apenas para descobrir que quase todo o meu corpo já havia sido devorado.

— Wu Yan, não se preocupe. Não há diferença alguma. Veja, nós estamos todos bem. Se, daqui a pouco, sua consciência saltar para outro corpo, basta procurar por nós. É provável que a sombra negra esteja por perto; ela não deve ter ido muito longe.

Eu precisava admitir que o consolo de Qin Huai surtira efeito. Talvez, porém, fosse porque, no fundo, eu já tivesse desistido de lutar. Apenas torci os lábios num sorriso amargo, balancei a cabeça e permaneci calado.

Durante a meia hora seguinte, nenhum de nós voltou a falar. Eu apenas pegava o celular a cada poucos minutos para iluminar meu próprio rosto e calcular quanto tempo ainda faltava para que meu corpo “desaparecesse”.

Finalmente, uma hora depois, aquele momento chegou.

Na verdade, a sensação não era assustadora. Eu só sentia um sono terrível, enquanto uma dor quase imperceptível circulava pela minha cabeça. Não era intensa o bastante para incomodar, e eu conseguia ignorá-la.

Aos poucos, adormeci.

Mas aquele sono era estranho. Eu sentia uma tranquilidade absoluta, embora meus pensamentos continuassem vagando por conta própria, sem parar. Era como se eu flutuasse num mar de água morna e caótica.

Página (2/3)

Página (3/3)

Assim, tive a sensação de que mais de dez horas haviam se passado. Quando comecei a me acostumar lentamente com aquilo e até a desejar, ainda que por um instante, não retornar à realidade, abri os olhos.

Diante de mim havia uma mesa de oferendas. Eu a chamava assim porque sobre ela havia duas velas brancas apagadas e, entre as velas, um incensário que parecia ser de bronze, coberto de manchas de ferrugem.

Atrás da mesa de oferendas havia uma plataforma de pedra. Sobre ela, para minha surpresa, encontrava-se o cadáver ressecado de alguém que havia morrido sentado em meditação.

E aquele cadáver era de um macaco.

Mas não se tratava de um macaco pequeno. Embora quase toda a umidade de seu corpo tivesse secado, e seus músculos certamente tivessem atrofiado por completo, mesmo assim, se ele se levantasse, sua altura ainda ultrapassaria um metro.

Era um macaco gigantesco em todos os sentidos.

Movimentei meu corpo rígido e descobri que estava dentro de um espaço fechado de apenas vinte ou trinta metros quadrados.

Nas paredes ásperas dos dois lados haviam sido escavadas cavidades do tamanho de cabeças humanas. Em cada uma delas estava encaixada uma tigela quadrada de pedra. De cada tigela projetava-se um pequeno pedaço de pavio, que ardia com uma chama não muito fraca.

Ao observar tudo ao redor, compreendi que a sombra negra havia me transformado por completo. O corpo que eu possuía agora já não era o antigo corpo de Wu Yan.

O lugar onde eu estava devia ser o verdadeiro Templo dos Macacos.

Portanto, se a história da lenda não tivesse omitido nada, sob meus pés ainda deveriam existir três níveis semelhantes àquele, e os ossos do velho letrado e do macaquinho provavelmente repousavam no nível mais profundo.

De acordo com a descrição da lenda, acima da minha cabeça deveria estar o solo.

Afinal, o macaquinho que se encontrava dentro do túmulo havia despencado por um estranho buraco. Pensando nisso, ergui a cabeça e olhei para cima.

E, ao fazer isso, deparei-me com um par de olhos.

Página (3/3)