Capítulo 141: Ancestral Macaco
Apenas quatro ou cinco metros acima da minha cabeça ficava o teto do Templo dos Macacos, mas naquele exato momento, bem acima de mim, uma figura muito pequena e esquálida estava agarrada à abóbora da caverna.
Aquela criatura oscilava entre visível e invisível sob o brilho tremulante da tocha, mas seus olhos vermelho-escuros nunca se afastaram de mim.
Ao ver aquilo, mantive o silêncio e tateei instintivamente a adaga em minha cintura, mas de repente me dei conta de que o meu corpo havia sido trocado. Agora, eu não trazia absolutamente nada no corpo, nem mesmo um trapo para cobrir as vergonhas, muito menos um facão ou uma adaga.
Na urgência do momento, recuei até a mesa de oferendas e peguei o castiçal sobre ela. Em seguida, arranquei a vela que estava encaixada, segurando o castiçal invertido na palma da mão esquerda para usá-lo provisoriamente como um punhal.
O macaco apodrecido no teto, ao me ver segurar o castiçal, pareceu farejar o perigo, o que devia ser um instinto inerente a eles como feras selvagens.
Ele serpenteou pelo teto da caverna e, num instante, sumiu na escuridão do canto, desaparecendo de vista.
A aparição dele não era uma coincidência. Eu achava que o objetivo daquele macaco apodrecido no teto era vigiar a única saída e, por causa disso, uma ideia extremamente peculiar saltou em minha cabeça.
Esses macacos apodrecidos vinham nos perseguindo desde quando Gao Er e eu ainda estávamos na floresta.
Portanto, seria possível que eles estivessem nos atraindo intencionalmente para cá?
Aquele macaco apodrecido no teto, pouco antes de eu o descobrir, também não optara por me atacar de surpresa, mas sim continuara a vigiar perto da única saída do Templo dos Macacos.
O objetivo dele seria o mesmo que eu imaginava, ou seja, pretendia me manter aqui?
Além disso, quanto mais tempo essa suposição permanecia na minha cabeça, mais razoável ela parecia. Por isso, decidi simplesmente ignorar por completo aquele macaco apodrecido e, segurando o castiçal, comecei a procurar pelo chão um buraco na terra que levasse ao nível inferior.
O lugar ali não era grande, então não era difícil de achar.
Procurei por uns dez segundos e vi, no chão, atrás da carcaça mumificada do macaco, um amontoado de tábuas de madeira há muito apodrecidas e reduzidas a fragmentos negros.
Afastando as tábuas quebradas com um chute, um buraco negro na terra apareceu diante dos meus olhos.
Esse buraco havia sido escavado de forma extremamente limpa e arredondada; com certeza, a madeira que outrora o cobria também fora colocada ali por mãos humanas. Naquela época, o velho erudito caíra por acaso sobre aquela tábua e despencara direto até o fundo do Templo dos Macacos.
Chegado a esse ponto, parei de hesitar. Afastei a madeira podre do chão com o pé e me preparei para pular.
Afinal, o velho erudito, com aquela idade e aquele físico, caíra quatro vezes e não morrera de imediato.
Suponho que a altura da queda não devesse ser grande coisa. Com a minha compleição física, saltar diretamente não deveria representar um grande problema. Pensando nisso, agachei-me no chão, criei coragem e me preparei para saltar.
— Cár... —
De repente, um som ecoou em meus ouvidos, parecendo o atrito entre peças de madeira antiga.
O barulho lembrava muito o ato de empurrar uma porta de madeira velha cujas dobradiças já estavam deformadas.
Olhei na mesma direção por reflexo e descobri que a cabeça da carcaça mumificada do macaco, a pouco mais de um metro de distância, havia virado bruscamente cento e oitenta graus. Agora, aquelas duas cavidades negras fixavam o olhar diretamente em mim.
— Essa porra de novo está viva... —
Praguejei mentalmente e decidi pular de uma vez. Eu não queria entrar em confronto direto com aquelas coisas; primeiro, porque não fazia sentido; segundo, porque agora, de mãos vazias, eu não tinha vantagem alguma.
Assim que apoiei as mãos em ambos os lados da borda do buraco, um clarão avermelhado irrompeu de dentro da abertura na terra e um macaco completamente apodrecido avançou ferozmente contra mim!
Acompanhado por um som estridente e bizarro, a boca escancarada daquele macaco apodrecido, repleta de dentes pontiagudos, cravou-se bem na minha clavícula esquerda. Fui empurrado para trás pelo impacto, enquanto estendia os braços numa tentativa desesperada de arrancá-lo!
Contudo, os dentes daquela criatura estavam travados com tanta firmeza quanto uma armadilha para ursos, e ela continuava torcendo o pescoço, puxando e dilacerando, como se pretendesse arrancar a minha clavícula!
A dor lancinante que vinha da minha clavícula converteu-se inteiramente em fúria dentro da minha cabeça!
Enfiei os meus dois polegares diretamente nas órbitas oculares do macaco apodrecido, empurrando-os com força para o fundo. Por pouco, não esmaguei os globos oculares ressecados e viscosos da criatura para dentro do seu cérebro!
Com líquido negro escorrendo das órbitas, o macaco apodrecido soltou a boca e emitiu um berço estridente e dilacerador, parecendo imediatamente uma mosca sem cabeça a ziguezaguear desgovernada pelo chão.
Eu não imaginava que aquela coisa ainda tivesse medo de dor; sempre achei que fossem apenas fantasmas insensíveis semelhantes a zumbis!
Respirando com dificuldade, abaixei o olhar para a minha clavícula. Duas fileiras, superior e inferior, com sete ou oito furos sangrentos, jorravam sangue. Além disso, havia algumas coisinhas minúsculas semelhantes a fios pretos que se contorciam e remexiam ao redor da ferida.
Aquele insetinho preto era extremamente repugnante, lembrando muito os vermes que eu vira na corda de cânhamo durante o ritual de invocação do mal, embora fossem bem menores.
Só de olhar para aquilo já dava nojo, imagine ter aquilo no próprio corpo. Apressei-me a tentar limpá-lo com a mão, mas, exatamente nesse momento, incontáveis berros de macacos apodrecidos irromperam de repente do buraco logo ali perto.
As vozes deles já eram naturalmente agudas e ensurdecedoras; aquele coro de uivos parecia uma estaca de ferro cravada diretamente em meus ouvidos, fazendo meus tímpanos latejar e minha mente arder de dor.
Em seguida, inúmeros macacos apodrecidos jorraram do buraco na terra como água transbordando de um bueiro. Num piscar de olhos, quatro ou cinco deles saltaram sobre o meu corpo, e a força do impacto me jogou para trás, fazendo-me tombar.
Minhas costas bateram com violência contra a plataforma de pedra, e a minha nuca chocou-se com um baque seco, derrubando a carcaça mumificada do macaco da mesa diretamente no chão.
Contudo, naquele exato instante, o ambiente inteiro silenciou!
Todos os macacos apodrecidos pararam onde estavam; não corriam mais, não gritavam mais. Aqueles que tinham acabado de pular em cima de mim para morder e rasgar também caíram desajeitadamente no chão e, nos movimentos deles, pareceu-me perceber um vestígio de total perplexidade.
Alguns segundos depois, como se o diretor de turma acabasse de deixar uma sala de aula de alunos do primário em horário de estudo, o lugar começou a murmurar aos poucos.
Nesse momento, eu finalmente havia descoberto o ponto fraco daquele bando de macacos. Dei um salto digno de um cão faminto, atravessei a plataforma de pedra e caí no chão, abraçando contra o peito a carcaça mumificada do macaco coberta por trapos.
— Se mexerem de novo, eu esigo um buraco na cabeça do patriarca de vocês! —
Com um refém, tornei-me imediatamente arrogante. Nunca pensei que usar a fraqueza dos outros pudesse ser uma sensação tão boa. O bando de macacos cedeu na mesma hora; olhando para mim de longe, não ousavam nem mesmo emitir um som, muito menos arreganhar os dentes.
Agora eu já não me importava se aquela múmia em meus braços seria capaz de se mover ou não. Mesmo que estivesse viva, ao longo de todos aqueles anos até os músculos haviam encolhido, de modo que sua mordida certamente doeria muito menos do que a daquele grupo de macacos.
— O que foi? Ficaram todos com medo? — Dei dois petelecos na testa da múmia, depois a pus rente aos meus pés, tirei a "capa" que ela vestia e amarrei-o à minha cintura.
Embora por perto não houvesse mais ninguém além de um bando de macacos, ficar com as vergonhas balançando para lá e para cá era por demais indecoroso; era bem melhor estar vestido.
Contudo, isso trazia à tona mais uma questão.
Supondo que Gao Er e Qin Hua tivessem sido transformados pelas sombras negras, por que motivo eles ainda vestiam roupas? Logicamente falando, esse tipo de coisa não deveria acontecer, nem haveria justificativa para uma diferença tão detalhada.
Será que eles mentiram para mim?
Na verdade, eu já havia pensado sobre esse assunto antes: mesmo que a sombra negra possuísse a capacidade bizarra de "substituir" corpos humanos, seria altamente irracional que conseguisse criar roupas do nada.
O ato de remodelar a carne por si só já era extremamente fantasioso; agora, remodelar também roupas, calças, tintas e até zíperes e botões?
Senti vagamente que havia algo muito errado com toda aquela história.