Capítulo 134: O Empilhamento de Quatro Cadáveres
Página (1/3)
— Segundo Ano, encontrei no chão uma imagem esculpida, e ela se parece muito com penas de pássaro.
Para minha surpresa, Segundo Ano ficou ainda mais empolgado do que eu.
— Será que é uma fênix?! Então viemos ao lugar certo! Esta é a Caverna da Convergência da Fênix?!
Na verdade, eu também não ousava ter certeza, porque havia coisas estranhas demais naquela caverna: a estátua do macaco monstruoso de oito braços do lado de fora, o gigante lá embaixo, a sombra negra que me imitava, o fantasma da água mencionado por Segundo Ano, a coisa que me perseguira no começo e a serpente com rosto humano que eu havia golpeado dentro da caverna.
Embora cada uma daquelas coisas fosse extremamente bizarra, para mim ainda estava tudo bem.
O que mais me preocupava naquele momento eram aquelas duas palavras que a mulher morta havia escrito no caderno antes de morrer: submundo dos mortos e Agulha que Acalma os Mares.
Afinal, monstros eram apenas monstros. Por mais inacreditáveis que fossem, continuavam sendo monstros.
Mas aquelas duas palavras continham significado demais. Tratava-se de mitologia ou lenda? Eram pistas ou respostas? Que relação tinham com aquele Salão do Enterro dos Gu? Ou, no fim das contas, não passavam de uma metáfora?
Ou será que realmente existiam?
Segundo Ano segurava o caderno e o examinava com toda a seriedade, então não o incomodei. Peguei a lanterna e me agachei na entrada da caverna, iluminando o abismo enquanto tentava pensar no caminho que seguiríamos dali a pouco.
Poucos minutos depois, Segundo Ano jogou o caderno no chão e disse, com extrema seriedade:
— Vou fazer uma análise. Se lá embaixo for realmente o submundo dos mortos, então aquela coisa que o perseguiu deve ser um diabrete. Os que se parecem com você provavelmente são criaturas de cabeça de boi e rosto de cavalo, e aquele gigante no meio deve ser o próprio Senhor Yama.
Era evidente que ele havia formulado aquela teoria sem pensar nem por um instante. Assim que terminou de falar, eu o ridicularizei:
— Ora, você é mesmo Zhuge Liang reencarnado! Um problema tão absurdo, e você o resolveu num instante. Impressionante.
— E como mais você quer explicar isso? Eu nunca vi pessoalmente nenhuma das coisas que mencionou. Agora estou realmente curioso para descer e dar uma olhada.
Assim que terminou de falar, Segundo Ano começou a arrumar as cordas. Já estava ansioso para partir.
Eu também achava que havíamos descansado o suficiente. Já que o objetivo estava diante de nós, era melhor terminar logo aquela jornada e nos libertarmos de tudo aquilo de uma vez por todas.
Depois de arrumarmos tudo, percebemos que não havia onde prender a corda daquele lado. Só nos restava saltar.
Eu já havia descido daquele jeito antes. A diferença de altura parecia ter pouco mais de três metros. Qualquer pessoa com um mínimo de preparo físico conseguiria saltar sem se machucar, embora a aterrissagem certamente não fosse confortável.
Depois de discutir comigo por um bom tempo, Segundo Ano finalmente conseguiu assumir a dianteira. Atirou a mochila para baixo e saltou diretamente.
O som de sua aterrissagem foi extremamente firme, sem qualquer ruído desnecessário. Não era à toa que ele pesava pouco mais de cinquenta quilos; havia, de fato, uma diferença entre ele e eu, que já estava prestes a entrar para a categoria dos gordos.
Página (1/3)
Página (2/3)
— Tudo seguro! Mestre, pode saltar! — gritou Segundo Ano lá de baixo.
Já que ele havia saltado com tanta elegância, eu também precisava mostrar um pouco da minha habilidade. Agitei a mão e anunciei:
— Afastem-se, pois o imperador vai descer!
Segundo Ano respondeu que estava bem. Então dei um passo e saltei. Dessa vez, como estava psicologicamente preparado, aterrissei com relativa segurança.
— Nada mal, mestre. Foi bem ágil — disse Segundo Ano, dando-me alguns tapinhas.
Mas eu não estava com disposição para brincar com ele, pois havia avistado novamente, não muito longe dali, aquele gigante semelhante a uma sombra negra. Ele continuava parado em silêncio no mesmo lugar, exatamente como antes.
— Está vendo aquela coisa? — perguntei, apontando para ela.
Segundo Ano inspirou profundamente e soltou o ar devagar.
— Estou... Nunca imaginei que, em toda a minha vida, realmente chegaria a ver algo assim...
Ele fez uma pausa e então apontou para a direção à minha direita, dizendo em tom grave:
— Aquele deve ser o vulto que vem seguindo você, não é?
Olhei naquela direção. A pouco mais de dez passos de nós havia uma sombra indistinta. Assim como antes, ela mantinha a mesma postura que eu e, parada no chão, virava a cabeça para nos observar.
— É. Não sei o que é isso. É melhor tomarmos cuidado.
Sacamos o facão e a adaga, segurando-os firmemente nas mãos. Nosso plano agora era contornar o gigante e a sombra negra o máximo possível e encontrar uma maneira de chegar ao outro lado. Era evidente que aquele lugar havia sido escavado por pessoas, portanto provavelmente existia uma saída.
Assim, eu fui à frente e Segundo Ano veio atrás. Os dois começaram a atravessar o espaço entre as caixas de madeira, esforçando-se para evitar o gigante.
A área era enorme — devia ter aproximadamente o tamanho de um campo de futebol. Por isso, não seria difícil evitar aquelas duas coisas. O único perigo real eram as criaturas escondidas nas sombras.
— Segundo Ano, como era mais ou menos o fantasma da água que você viu?
— Para mim, parecia um pirulito.
Segundo Ano havia encontrado uma comparação absolutamente inesperada.
Ainda assim, entendi de imediato. Antes, lá em cima, duas criaturas com cabeça humana e corpo de serpente haviam lutado comigo. Pensando bem, aquelas duas serpentes de rosto humano não se pareciam justamente com pirulitos?
— Então já sei. Eu já encontrei duas delas antes e consegui fazê-las fugir a golpes. Essas coisas são terrivelmente agressivas quando estão escondidas, mas têm medo de luz.
Página (2/3)
Página (3/3)
Segundo Ano balançou a lanterna.
— Então não precisamos ter medo. Luz é o que não nos falta.
Enquanto caminhávamos, fomos contornando aos poucos a lateral do gigante. Daquele ângulo, felizmente, não havia caixas de madeira bloqueando a visão, e conseguíamos enxergar diretamente as pernas dele pelas frestas entre os caixotes.
Vencido pela curiosidade, iluminei com a lanterna o chão sob os pés do gigante. Foi então que percebi que, a cerca de um ou dois metros à sua frente, parecia haver alguma coisa amontoada no chão.
Aquela pilha era marrom-escura e, ao lado, parecia haver também um buraco.
Segundo Ano observou por um instante e disse em voz baixa:
— Mestre, aquilo não é um monte de terra?
Eu também achava que parecia um monte de terra. Por isso, ergui a lanterna e iluminei o alto, mas acima de nossas cabeças havia apenas uma camada negra e enevoada. Não era possível distinguir sua altura nem profundidade.
Nesse momento, Segundo Ano soltou de repente um “ah!” e me encarou com expressão de extrema surpresa. Quase gaguejando, disse:
— Você acha que este é o lugar de onde o velho mendigo caiu naquela época? Esta terra veio da sepultura do macaquinho, e o velho mendigo caiu por aquele buraco ao lado, descendo até o nível inferior?
As palavras de Segundo Ano fizeram a luz se acender em minha mente. Na mesma hora, lembrei-me das seis palavras: “Quatro camadas de cadáveres, Templo dos Macacos.”
Será que o Templo dos Macacos se referia ao lugar onde eu havia rolado para baixo no começo?
Normalmente, havia estátuas dentro de um templo. Será que a estranha estátua do macaco monstruoso de oito braços era justamente a chamada “imagem sentada no templo”?
Se fosse assim, aquele lugar provavelmente era o local dos “quatro cadáveres em camadas” mencionado pelo velho mendigo naquela época. E, de acordo com a história, como ele havia caído por quatro níveis seguidos, provavelmente despencara diretamente até o fundo.
Sendo assim, o lugar onde estávamos agora seria apenas o primeiro nível?
Naquele exato momento, sob os pés de Segundo Ano e sob os meus, estariam escondidos mais três níveis de espaços desconhecidos?
Página (3/3)