Capítulo 132: A Sombra Negra
Parei bruscamente, forçando o corpo a estancar, quase colidindo com aquela figura!
Uma silhueta negra estava bem diante de mim. Parecia feita de uma névoa espessa e densa condensada em forma humana. Estava ali, imóvel, mas tinha a nítida sensação de que me observava.
O que quer que estivesse me perseguindo momentos atrás havia desaparecido; agora, restávamos apenas eu e aquela sombra sinistra, em um impasse.
Um terror avassalador me envolveu, fazendo meu sangue gelar.
De repente, a figura negra estremeceu violentamente. Lentamente, ergueu o braço esquerdo, seguido pelo direito. Levantou as mãos acima da cabeça, como se se rendesse. Será que eu a assustei?
Nesse instante, a sombra começou a demonstrar pânico. Seu corpo tremia incontrolavelmente, as mãos moviam-se desajeitadas para proteger o rosto, enquanto o tronco se inclinava para trás, numa tentativa desesperada de se afastar de algo. Em seguida, um sobressalto percorreu-lhe o corpo, e ela se curvou, pressionando as mãos contra o abdômen. Teria sido golpeada por uma faca?
Assisti a tudo boquiaberto, esquecendo-me do medo. Parecia que eu via um filme mudo cujo protagonista era uma sombra. Com a mão esquerda sobre a barriga, a silhueta recuava passo a passo, enquanto a direita agitava-se freneticamente no ar. No segundo seguinte, a mão direita foi decepada na altura do pulso; a palma negra caiu no chão e os dedos se contraíram algumas vezes antes de pararem.
Senti um aperto no peito, como se eu mesmo estivesse experimentando aquela dor lancinante. A sombra, agora sem uma das mãos, enfraquecia a cada passo. Vi algo escorrer de sua barriga; ela tentou conter o fluxo com a única mão que lhe restava, mas a névoa negra continuou a vazar para o solo. Por fim, as pernas cederam e a sombra tombou, mas ainda mantinha a cabeça erguida, como se gritasse para a distância. Após uns dez segundos, o corpo relaxou e não se moveu mais.
Observei toda aquela cena bizarra e tive a convicção de que não era uma simples "atuação". Parecia a reencenação de algo que aconteceu ali. Teria morrido alguém naquele mesmo local, primeiro com a mão decepada e, depois, brutalmente assassinado?
Enquanto pensava nisso, a sombra no chão dissipou-se como se soprada por uma brisa. Mas, subitamente, deparei-me com algo!
Onde a sombra acabara de "morrer", jazia um esqueleto humano, alvíssimo! O esqueleto estava encolhido, e eu podia quase sentir o sofrimento extremo que enfrentara antes de expirar. O que me chocou ainda mais foi notar que faltava a mão esquerda àquela ossada.
Será que a sombra era o próprio esqueleto? Estaria ela apenas reproduzindo o passado? Respirei fundo e desviei o olhar, encontrando, a poucos metros, uma mão óssea branca, exatamente na posição onde a mão da sombra fora decepada.
Por que aquele lugar era assim? Por que revivia o que acontecera outrora? Quem era aquela pessoa? E quem a matara?
Forcei-me a retomar o controle, afastando os pensamentos que me levavam à beira da loucura, e direcionei a luz da lanterna para o longe. O ambiente continuava coberto de névoa, mas vi outra silhueta. Era um vulto negro, de pé, com a mão direita estendida, balançando o pulso.
Teria morrido outra pessoa ali também? Senti um calafrio e, ao mesmo tempo, vi a figura à distância estufar o peito, como se imitasse minha respiração profunda. Recuei um passo, e a sombra fez o mesmo! Por que me copiava? Ou estaria ela me registrando?
Cerrando os dentes, saquei lentamente a adaga da cintura. A sombra fez um gesto idêntico, como se empunhasse algo.
— Afaste-se dela... — Uma voz soou quase ao pé do meu ouvido.
Recuei instintivamente dois passos. A sombra à frente fez o mesmo, mas acabou atravessando um caixote de madeira e desapareceu da minha vista.
— Quem está aí? — perguntei em voz baixa.
Logo depois, ouvi dois toques secos no caixote a um metro à minha esquerda, como se respondessem ao meu chamado.
— Você é humana? — indaguei.
Após um momento, a "mulher" dentro do caixote respondeu com uma voz fantasmagórica:
— Afaste-se dele. Não deixe que ele se aproxime.
Percebendo que era possível dialogar e que ela parecia me ajudar, o medo diminuiu.
— Pode sair? Podemos nos unir?
— Não... — recusou ela.
A voz era estranha, etérea, carregada de um eco, como se cada palavra reverberasse em um vale profundo.
Eu ia responder, mas ela me interrompeu:
— Saia daqui... afaste-se deles... não deixe que eles o imitem completamente... caso contrário... você deixará de existir...
— O que quer dizer com deixar de existir? Que criaturas são estas?
— Ah... — a mulher suspirou.
Esperei, mas ela não voltou a falar. O silêncio ao redor tornou-se absoluto, como em um cemitério. Eu ansiava por ouvir sua voz novamente; naquele ambiente, eu precisava de alguém para conversar, ou minha própria imaginação me levaria à loucura.
— Você ainda está aí? — perguntei, tocando levemente a madeira.
Lembrei-me então da sombra à frente e direcionei a lanterna. Ela continuava a copiar cada movimento meu com precisão absoluta, mas parecia estar dois passos mais perto. Ela estava avançando. Se isso era verdade, o que a mulher disse fazia sentido: a sombra estava me matando, pouco a pouco.
Tentei girar e correr, mas a lembrança do que me perseguira antes me fez hesitar. E se aquilo ainda estivesse à espreita? Recuar seria uma decisão tola, pois apenas me levaria de volta para o perigo. Eu não podia retroceder, nem avançar. À direita, havia uma parede. Restava-me apenas a esquerda.
Eu teria que atravessar o caixote onde a "mulher" estava.
— Você ainda está aí? Vou quebrar esta caixa... — perguntei, sem resposta.
Sem mais hesitar, chutei o caixote com toda a força. A madeira, desgastada pelo tempo, estilhaçou-se como casca de ovo, desmoronando sob meu golpe.
Pisei nos restos de madeira e segui em frente, mas, adiante, outro caixote bloqueava o caminho. E, a uns dez metros, o vulto gigantesco permanecia imóvel.
Eu estava cercado de perigos por todos os lados. O que eu deveria fazer?