Capítulo 145: Terra Natal e Nova Terra
— Por que parecem todos tão felizes?
— Não sei.
No canto do restaurante, Huai Shi fitava aquele rosto radiante de felicidade, balançando a cabeça lentamente.
Seria aquilo a liberdade à vista, ou a alegria de ter alcançado o novo mundo?
Era como nos dramas da TVB, onde diziam que, após realizarem aquele último golpe, iriam para o Canadá, onde ninguém os conhecia e poderiam recomeçar.
Com a aproximação do Novo Mundo, tudo o que havia ficado para trás era esquecido.
E assim, renasciam.
Aquela longa e árdua jornada estava prestes a terminar, dando lugar à última celebração.
O restaurante, antes em completo caos, havia sido limpo e reorganizado graças aos esforços de todos. Em meio à atmosfera festiva, lanternas e decorações enfeitavam cada canto.
Os alimentos purificados foram cuidadosamente cozidos novamente e dispostos nas mesas para que os convidados se servissem à vontade. Bebidas fluíam sem limite do depósito, formando várias altas torres de champanhe que refletiam uma luz cristalina.
Vestidos com roupas decentes, os sobreviventes erguiam taças uns para os outros, trocando cumprimentos polidos.
No palco, inclusive, algumas pessoas haviam formado uma pequena banda, tocando uma melodia que não chegava a ser horrível, mas tampouco agradável — alguém até convidara Huai Shi, que recusou sob o pretexto de não estar se sentindo bem.
Ele apenas sentava-se no canto do restaurante, observando tudo aquilo, achando extremamente absurdo.
Fazia pouco mais de vinte horas desde que o caos da praga de lobos ocorrera, mas todo o sofrimento e a inquietação pareciam ter sido banidos de suas mentes.
Era como se uma força invisível estivesse guiando sutilmente tudo aquilo, reconduzindo o destino de todos de volta aos trilhos.
— Você pode chamar isso de atração gravitacional do enredo; tudo isso já são, por si só, registros preservados nos fragmentos da Pedra Filosofal.
Ai Qing disse:
— É como um calendário com todos os compromissos já agendados. Não importa que tempestade tenha caído nos dois dias anteriores, os eventos marcados não sofrerão nenhuma alteração.
As palavras de Ai Qing fizeram o coração de Huai Shi afundar ainda mais.
Embora não o dissesse abertamente, o significado era evidente: por maior que fosse o grau de liberdade, aquilo ainda era um registro extraído pelo KP da Pedra Filosofal.
História passada.
Assim como a história não pode ser mudada, os acontecimentos daquele navio também não podiam — da mesma forma que as identidades dos passageiros e aquele banquete.
E, por fim, o resultado final.
Na história, quem afinal havia chegado à América a bordo daquele navio?
Ninguém sabia.
Sob a bandeira do Mayflower, zarpando de todas as partes do mundo em direção à América, provavelmente existiam milhares de embarcações, mas quantos foram os seres de raças diferentes que realmente alcançaram o continente americano?
Quanto mais alegre e pacífica era a atmosfera naquele momento, mais inquieto Huai Shi se sentia.
Era como estar sentado sobre a borda de um vulcão silencioso, sentindo o calor ascender sob os pés; por mais pacífico que parecesse no momento, ele não sabia quando a lava em erupção o lançaria, pele e ossos, para fora da estratosfera.
Mas Lily parecia estar se divertindo muito.
De qualquer forma, ela nunca tinha visto nada daquilo. Desde que Paracelsus a criara, levara-a por uma vida de incertezas e migrações constantes, vivendo à mercê do vento. Quanto mais participar de um banquete.
Tudo aquilo era uma experiência totalmente nova para ela.
Até o som do violoncelo daquele surdo, que parecia uma serra cortando madeira, era ouvido por ela com absoluto entusiasmo. Huai Shi sentia vontade de correr para o palco e dar uma surra naquele tocador de instrumento desafinado.
Era simplesmente uma tortura.
—... Seu braço direito está sem força, sua partitura é imprecisa, sua técnica é frouxa, seu ritmo é lento, não há um único movimento decente!
Quando não conseguiu mais suportar, Huai Shi já estava no palco, olhando de cima para o infeliz que tocava o instrumento, com as sobrancelhas franzidas:
— Quem foi seu professor? Deixam você subir ao palco tocando assim?
O indivíduo, que tocava alegremente e de forma obtusa, encarou Huai Shi estupefato e, após um longo momento de hesitação, entregou-lhe o instrumento docilemente.
— Preste atenção e aprenda de verdade!
Huai Shi pegou o arco e executou novamente a Quinta Sinfonia de Beethoven que o outro tentava tocar, erguendo os olhos em seguida para perguntar:
— Aprendeu?
As pessoas ao redor balançaram a cabeça estupefatas.
Apenas Lily, lá embaixo, batia palmas animada. De qualquer forma, ela não distinguia o bom do ruim e achava que tudo soava agradável. Huai Shi sentiu uma onda de fraqueza e enfiou o arco de volta na mão do indivíduo:
— Esqueça, considere que não disse nada, continue.
Vendo sua expressão resignada, Lily consolou-o gentilmente:
— Não desanime. Embora esteja só um pouquinho pior do que ele, já está muito bom.
—...
Huai Shi quase cuspiu sangue.
Só naquele momento ele percebeu que Lily parecia ser... completamente manca de ouvido musical?
— Certo, o que você disser está dito.
Huai Shi ficou sem palavras, erguendo sua taça para continuar sorvendo o plasma artificial sabor tomate e maçã que Lily lhe preparara — convenhamos, aquele tipo de refeição nutritiva era simplesmente horrível de beber; será que não podiam arranjar algo normal?
Infelizmente, ela mantinha uma oposição ferrenha a qualquer álcool que não fosse para fins experimentais, e a rara oportunidade que Huai Shi teria de provar licor importado simplesmente desaparecera.
Enquanto os dois conversavam, ele percebeu um som nítido vindo de longe.
Parecia o som de um bofetão.
Erguendo o olhar, viu Yin Yan, que não via há muito tempo, com a marca vermelha de um tapa no rosto. Baba Yaga, que vinha observando friamente a alegria fútil daqueles passageiros, o repreendia asperamente por algo e, logo em seguida, virou as costas furiosamente, dirigindo-se direto para o terraço fora do restaurante.
Agora com um braço só, Yin Yan parecia extremamente patético. Ao notar o olhar de Huai Shi, lançou-lhe um olhar gélido e virou as costas, retirando-se.
— Aquele sujeito está armando alguma coisa.
A respeito disso, Ai Qing avaliou sem qualquer compaixão:
— Desde pequeno, aquele sujeito era o que mais gostava de fingir ser coitadinho para despertar a piedade dos outros, e então, aproveitando-se de que ninguém desconfiava dele, aprontava escondido pelos bastidores. Os irmãos e a irmã dele foram vítimas dele incontáveis vezes.
—... Eu só tenho uma pergunta.
Huai Shi hesitou por um bom tempo, tomado pela curiosidade:
— Acaso a sua família é algum tipo de antro de feras?
— As chamadas grandes famílias não são todas assim?
Ai Qing disse indiferente:
— Desde o momento em que se nasce, a competição começa. Quem conquistar o favor do patriarca terá status e mais dinheiro.
— Certo, devo me alegrar por ser filho único, não é? Devo segui-lo?
Huai Shi esfregou as mãos, querendo encontrar uma oportunidade para dar uma boa surra naquele neto.
— Se notar que você o viu, ele com certeza vai se esconder na mesma hora; se for atrás, provavelmente não encontrará nada. Manter a guarda alta é o correto; além disso, preste atenção na velha concubina dele... Ela e o irmão dão a sensação de que há algo errado.
Além do mais, nas linhagens americanas das gerações futuras, não há lugar para eles; com grande probabilidade, morreram neste navio. É provável que haja algum risco oculto nas sombras, então tome cuidado.
Ao ouvir isso, Huai Shi olhou para o terraço do lado de fora da janela.
Entre a fileira de assentos sob guarda-sóis, ao lado de Baba Yaga, ele viu o velho na cadeira de rodas.
Parecendo ainda sofrer de mal de Parkinson em estágio avançado, Koschei continuava segurando sua tigela de sopa, tomando pequenos goles com a colher. Os cabelos brancos, prestes a rarear por completo, balançavam levemente ao vento, revelando um couro cabeludo marcado por cicatrizes.
Seus movimentos trêmulos sempre faziam as pessoas prenderem a respiração, temendo se ele ainda teria forças físicas para uma viagem daquela magnitude.
Mas, do início ao fim, os olhos dele fitavam fixamente a parte dianteira do navio.
Como se pudesse atravessar a profunda barreira entre a fronteira e a realidade atual, perscrutando as vastas terras a milhares de quilômetros de distância.
Sua expressão era tão concentrada e solene.
Como uma criança ansiosa por um novo lar.
— Olhe, Yaga.
Ele murmurou suavemente:
— Aquela é a América, nosso novo lar.
— Irmão, meu lar não é lá; lá só há selvagens, guerras e aqueles abandonados por Roma.
Yaga respondeu com voz rouca.
Surpreendentemente, desta vez ela não teve um ataque de fúria desvairada nem repreendeu asperamente o irmão; parecendo cansada, apenas encostou-se na cadeira, fitando exausta a direção oposta à de seu irmão.
— Por que me trouxe para cá?
Ela murmurou consigo mesma em tom suave:
— Eu não sou como você, irmão. Não tenho ambições tão grandes; sou apenas uma mulher louca que está envelhecida a ponto de desejar a própria morte logo.
A América é longe demais; eu só queria voltar para a minha cabana de pernas de galinha, mas meu Bobby também já morreu... Não tenho para onde voltar.
— Então não volte!
Koschei elevou o tom, rosnando com uma tosse engasgada, como se estivesse com raiva:
— Não se apegue àquela terra que nos abandonou, Yaga! Largue essa sua postura patética! Se estiver com raiva, exploda de fúria; se estiver descontentue, enfureça-se, não dê motivo para aquela corja de deuses que nos abandonou rirem de nós!
— Mas de que adianta a raiva? Vai fazer você mudar sua decisão?
Yaga ergueu a cabeça para encará-lo com um olhar de profunda tristeza:
— Eu não quero ir para a América, só quero ficar na Sibéria, na minha casa. O túmulo da minha filha falecida e do meu marido, tudo o que tenho está lá...
Lá, eu sou Baba Yaga, sou a bruxa, sou a aberração detestada por todos, mas, longe dos eslavos, o que sou eu?
Yaga cobriu o rosto exausta:
— Não sou mais nada, irmão, mais nada... Só me resta ser uma mulher louca, bastando um rosto bonito para me tirar o sossego, bastando palavras doces para me fazer perder o juízo. O que posso fazer? Diga-me, irmão, o que me resta?!
Koschei respirou fundo de forma violenta, encarando-a:
— Mas você pelo menos ainda está viva, ainda temos a esperança de reerguer nossa montanha!
— Acaso alguém como eu não merecia morrer mil vezes? Deveríamos estar sofrendo no inferno! Bem no abismo mais profundo!
Yaga não aguentava mais os devaneios dele e perguntou contendo os soluços:
— Por que forçar uma bruxa condenada a acompanhá-lo em busca de redenção? Irmão, diga-me! Acaso nós dois não deveríamos estar mortos há muito tempo?!
— Escute, minha irmã, não se deixe enfeitiçar por aquele maldito rostinho bonito. O que um mero palhaço entende? Acaso vai se deixar controlar por um brinquedo?
Koschei fitou seu último parente, dizendo palavra por palavra:
— Yaga, as pessoas sempre precisam de um recomeço. Não, nós teremos um novo recome...
— Pare de sonhar, irmão, eu te suplico, pelo menos não seja como eles! Você conhece essa maldição, você sempre soube! Você só está falando dormindo, mas nem a mim seus delírios conseguem enganar, só a si mesmo!
Yaga interrompeu-o com raiva, com uma voz rouca e desesperada, sem saber mais como despertar o irmão. A expressão de Koschei também se tornou furiosa; ele respirou ofegante e abriu a boca para falar, mas em seguida foi acometido por uma tosse violenta.
O rosto vermelho e congestionado.
No fim, quase sufocado.
Todas as vezes, todas as vezes que os dois discutiam até o fim, ele ficava exatamente assim!
Yaga fitou o rosto dele, sem saber se aquilo era sinal de fraqueza extrema da parte dele ou se ele desejava que a irmã mantivesse um pingo de suavidade e piedade para com o irmão que estava prestes a morrer.
— É tão desprezível, irmão.
Yaga balançou a cabeça decepcionada:
— Você sempre foi assim, sempre.
Ela tirou sua cabaça de poções, pegou a colher de sopa de Koschei, despejou uma gota e a colocou na boca dele. Contudo, desta vez a dosagem habitual não produziu o efeito milagroso, e Koschei continuava sofrendo.
Ela ficou atônita, tomada por um sobressalto de pânico, e continuou despejando a poção na garganta de Koschei até que metade do cantil se esvaziasse; só então Koschei recuperou minimamente o fôlego.
Porém, após relaxar por um breve instante, a tez dele voltou a ficar lívida.
Como se suportando uma dor lancinante, incontáveis veias azul-arroxeadas emergiram sob a pele flácida, rastejando por seu corpo como trepadeiras, fazendo-o arregalar os olhos espantado, cobrir o peito e respirar com extrema dificuldade.
— Eu não estou... me sentindo...
Ele vomitou subitamente um bocado de sangue negro e conseguiu articular com dificuldade:
— Muito bem...
Clack!
Um som como se algo estivesse se quebrando irrompeu de seu invólucro corporal. Ele ficou pasmo por um instante e, logo em seguida, como se compreendesse algo, sua expressão transformou-se instantaneamente em estupefação e choque, culminando em uma feição indescritivelmente feroz.
Ele encarou a estupefata Baba Yaga.
— O que... você me deu para beber!
— Minha poção... Não, a minha poção não deveria...
Yaga abaixou a cabeça para olhar o frasco em suas mãos, com o rosto pálido como a morte, mas em seguida não conteve um grito agudo.
Pois Koschei já havia se levantado da cadeira de rodas, estendido abruptamente os braços mirrados e cravado os dedos no pescoço dela, erguendo-a com raiva para fora do convés.
— Sua desgraçada! O que você me... deu para... beber!
— Eu juro! Eu não sei!
Yaga chorou aterrorizada, gritando:
— Eu não sei de nada! É verdade!
Naquele instante, o rosto de Koschei sofreu uma zoomorfização completa.
Tão aterrorizante.
Na sala de máquinas do porão, Yin Yan, escondido em um canto escuro, parecia ouvir os sons caóticos vindos de longe e não pôde deixar de soltar um sorriso cínico, baixando os olhos para a altura do bolso.
Aquela garrafa de poção milagrosa capaz de prolongar a vida dos vivos e ressuscitar os mortos estava agora guardada em seu bolso, acondicionada em outro frasco discreto.
E o que fora derramado no jarro de prata de Baba Yaga havia sido substituído por ele pela arma mortal aterrorizante que o personagem 'Chapéu Vermelho' trouxera a bordo — a 'Água do Rio Estige'.
Essa era a razão pela qual todos os outros estavam no terceiro nível e ele era o único no segundo, sendo também sua carta na manga para cumprir seu segredo e assassinar Koschei.
Não, se usada adequadamente, combinada com a capacidade de invisibilidade do Chapéu Vermelho, era possível até mesmo assassinar qualquer um a bordo daquele navio!
Desde que embarcara, ele vinha contendo-se e tolerando até aquele momento, à cata de qualquer oportunidade para matar Koschei.
O resultado, porém, foi descobrir que, sob a aparência daquele velho decrépito e senil, havia uma vigilância extrema contra tudo, não restando absolutamente nenhuma brecha para agir. Exceto por Baba Yaga, que zelava pela vida dele, Koschei não confiava em ninguém a bordo.
E, sob aquela fachada de decrepitude, ocultava-se uma essência sombria que lhe inspirava profundo pavor. Como se aprisionasse milhares de almas, Koschei espremia cruelmente essas almas confinadas em seu corpo, extraindo delas todo o poder para prolongar a própria vida.
Se aquela força fosse liberada, era impossível prever que tipo de desastre aterrorizante isso causaria.
No entanto, aquilo já não importava para ele.
Uma vez que a Água do Rio Estige entrasse no estômago, Koschei estaria irremediavelmente condenado à morte.
Não se tratava de um veneno incurável, mas sim de uma criação milagrosa extraída das profundezas do Mar de Prata.
Se as cinzas residuais eram a essência desintegrada da morte de uma vida, a Água do Rio Estige era o sedimento deixado pela decadência e dispersão das almas. Ela própria representava a ruína e a aniquilação espiritual; qualquer pessoa que bebesse uma única gota envelhecia a alma em um ano.
E a dosagem que ele despejara no cantil de poções de Baba Yaga era suficiente para fazer um Despertador do quarto nível definhar e morrer instantaneamente, sem mencionar Koschei, que já tinha os dias contados.
O Rei Demônio imortal encontraria seu dia de morte justamente naquele momento.
Contudo, quem o vencia não era um herói, mas sim o seu próprio limite intransponível de vida e morte.
E ele, por sua vez, cumprira brilhantemente sua missão; bastava ocultar-se e esperar que todos a bordo perecessem em meio às lutas desesperadas de Koschei antes de morrer.
No fim, ele chegaria ao Novo Mundo e se tornaria o único vitorioso.
Suprimindo seu sorriso excitado, ergueu a cabeça e, então, viu a figura corpulenta que se postava diante dele desde sabe-se lá quando.
Não, mais do que corpulenta, era imensa, parecendo um gigante.
Yin Yan paralisou no lugar.
— Desculpe, esqueci de perguntar antes de entrar.
Sob o capuz, uma voz rouca e zombeteira soou:
— Posso entrar?
Yin Yan olhou para cima estupefato, tentando recuar, mas, sob o capuz do recém-chegado, um apêndice semelhante a um tentáculo disparou, enroscando-se em sua perna.
— Pelo fato de termos sido companheiros de equipe, não quero ser excessivamente bruto; afinal, todos estamos aqui contra a vontade.
Dizendo isso, o recém-chegado girou lentamente o pescoço, retirou o capuz, revelando aquele rosto familiar repleto de cicatrizes, e sorriu para ele:
— Poderia me dar a poção que está em seu peito?
Naquele instante, a expressão de Yin Yan contraiu-se por completo, parecendo ter visto um fantasma.
— Como... é você...
Em seguida, a escuridão desabou.
O banquete pacífico e tranquilo chegou a um fim abrupto em meio a gritos roucos.
O som da música cessou e todos viraram a cabeça estupefatos na direção daquela figura em dramática transformação no terraço.
Era como se estivesse inflando subitamente.
Do invólucro ressecado do velho, avolumou-se de súbito um enorme pedaço de carne, seguido por outro... Eles serpenteavam sob a pele flácida como seres vivos, fazendo o corpo de Koschei transformar-se rapidamente ora lembrando um humano, ora uma fera, até que, por fim, inúmeros tumores e mutações irromperam de maneira descontrolada de seu corpo corcunda.
Num piscar de olhos, ele se transformara em uma massa de lama acumulada, mantendo precariamente apenas o contorno original, enquanto se contorcia e lutava incessantemente.