Capítulo 138: Esperteza excessiva
Página (1/3)
As explosões estrondosas irrompiam sem cessar, como se uma batalha aterradora estivesse prestes a eclodir.
Mesmo longe de sua terra natal e reduzida àquele estado de decrepitude, a força de Baba Yaga ainda fazia o transatlântico de aço estremecer, incapaz de suportar seu peso. Era como se ela pretendesse desmontar o navio inteiro.
Aquela mulher havia mergulhado completamente na loucura...
— O que está acontecendo?
Huaishi virou-se, perplexo, mas de repente percebeu que havia algo errado. Correu até a janela, quebrou-a brutalmente e estendeu a mão para fora.
Um vento veloz soprou.
Mas era completamente diferente daquele que sentira algumas horas antes.
Naquele abismo marítimo silencioso, desde quando o vento se tornara um luxo? Aquilo era o turbilhão provocado pela velocidade do navio, mas agora o fluxo de ar fazia Huaishi sentir que alguma coisa estava errada.
A velocidade do navio... parecia ter aumentado!
— Em um navio que tenta atravessar o mundo dos mortos, cada alma é um fardo pesado.
A voz veio da porta. Era Yinyan, que permanecia ali de pé. Ele inclinou a cabeça ao olhar para Huaishi, atônito, e sorriu com escárnio:
— Agora você entende, não é? Os deuses podem ser cruéis, mas o Rei da Coroa Branca tampouco é misericordioso. Na verdade, a maldição dos deuses caiu exatamente a seu favor. O que ele deseja não são os fracos, mas os fortes, capazes de sobreviver a esta provação.
— Essa é a ordem que ele gravou no navio: se os passageiros continuarem apenas fugindo e cedendo, jamais alcançarão uma nova terra. O combustível de que o navio precisa são almas e morte.
— Quanto mais pessoas morrerem, mais depressa ele navegará...
Huaishi voltou-se friamente e ergueu o machado preso ao braço:
— O que você está fazendo aqui?
— Vim ajudá-lo, é claro.
Yinyan deu de ombros e apoiou-se no batente da porta:
— Lembro que ainda somos aliados... Seu segredo deve ser matar alguém, não é?
Enquanto falava, tirou do bolso um caderno do tamanho da palma da mão.
A capa de couro estava coberta de arranhões e parecia muito antiga. Nela ainda se distinguia o nome do navio: Flor de Maio.
— Além daquele manuscrito inútil, encontrei isto nos restos mortais do capitão: um presente que o Rei da Coroa Branca deixou para os astutos.
Yinyan sorriu, satisfeito:
— A “lista de passageiros”, que registra o nome de todos a bordo e suas verdadeiras identidades. Com isto em mãos, encontrar qualquer pessoa se torna fácil. O que acha, Huaishi? Não... devo dizer... vampiro da seita — Abraão Van Helsing!
Ao pronunciar o verdadeiro nome de Huaishi, provou que suas palavras eram genuínas.
— Já sei onde está a pessoa que você procura.
Ele guardou a lista de passageiros.
— Venha comigo.
No silêncio, além dos gritos e sussurros distantes, Huaishi subitamente ouviu o suspiro de Aiqing.
— Depois de tantos anos, você continua gostando de bancar o esperto, primo...
Naquele instante, a intenção assassina da jovem revelou-se por completo:
— Huaishi, mate-o.
Sem hesitar.
Huaishi apertou o gatilho da besta presa ao braço.
*
*
Bum!
Junto com o desmoronamento da parede, a silhueta do rapaz surgiu pela abertura destruída. Cambaleando para trás, ele entrou no corredor.
Página (1/3)
Página (2/3)
Os descontrolados transformados em lobos que vagavam pelo corredor viraram a cabeça de repente. Ao verem o rapaz de pele escura, suas expressões tornaram-se ferozes e famintas. Eles se lançaram sobre ele, chegando a rasgar-lhe o rosto com uma abertura inclinada.
— Plebeu, saia do caminho!
Enfurecido, o faraó ergueu os olhos escarlates e acenou com a mão. De sob suas largas vestes, incontáveis raios dourados voaram. Os escaravelhos sagrados alojados em seu corpo elevaram-se como uma nuvem e, tal qual balas, despedaçaram os insolentes num piscar de olhos.
Logo depois, uma faixa surgiu da abertura em seu rosto e recompôs pouco a pouco aquela bela fisionomia.
Uma múmia.
Não. Era mais correto chamá-lo de protótipo do caminho da ascensão divina.
Essa era a marca sagrada exclusiva dos faraós do Egito. Todo sacerdote digno de se tornar faraó recebia aquela marca e adquiria um corpo que podia ser considerado imortal.
Lâminas e machados, gelo, fogo intenso: nada disso conseguia feri-lo com facilidade.
Depois de percorrer o caminho de Osíris, receber o reconhecimento dos deuses e ser agraciado com um espírito sagrado, ele se tornava o senhor dos mundos superior e inferior, usando as coroas dupla vermelha e branca, uma existência que unia o divino e o humano.
Agora, embora o espírito concedido pelos deuses tivesse sido retirado, o protótipo sagrado não desaparecera. Ele ainda conservava a linhagem nobre e o poder de outrora, não permitindo que seres inferiores o profanassem.
Mas isso parecia incapaz de deter aquela velha louca.
Baba Yaga.
Ela rugia, gritava, uivava em frenesi e praguejava, lançando uma torrente de palavras imundas, incompreensíveis para qualquer pessoa, e maldições carregadas de profunda blasfêmia.
Seu olhar permanecia fixo na Esfinge, que protegia o faraó.
E também na marca de sangue roxo no canto da boca da criatura.
Era impossível não notá-la.
— Então foi você... Foi você, seu maldito...
Ela gritou, tomada pela fúria:
— Você ousou matar meu pobre filho, o único filho que me restava! Eu o amaldiçoo! Eu o amaldiçoo, seu animal maldito! Juro que você afundará junto com seu mestre nas profundezas deste mar de pecados! Eu juro!
Gritando histericamente, estendeu a mão e arrancou pedaços das vísceras do cadáver de uma galinha apodrecida, arremessando-os contra a Esfinge.
Eram apenas vísceras putrefatas, mas a Esfinge não ousou recebê-las de frente e desviou repetidamente.
Preenchidas pela maldição de Baba Yaga e pelo ressentimento de Poppy em seus últimos instantes de vida, aquelas vísceras haviam se transformado em verdadeiros projéteis de vingança.
Incontáveis jatos de veneno viscoso e sombras negras irromperam de seu interior. Voando pelo ar e brandindo garras e presas, chocaram-se contra a Esfinge, deixando marcas semelhantes a chibatadas sobre o corpo daquela fera divina mestiça.
Cada golpe rasgava a carne até o osso, deixando para trás profundos sinais de corrupção.
A Esfinge havia assumido sua forma original.
Corpo de leão e rosto humano.
Seu tamanho, contudo, estava longe das dimensões aterradoras de seu pai: tinha apenas alguns metros de altura. No rosto humano ainda permaneciam traços bestiais; em seus olhos não havia qualquer brilho de inteligência, apenas ferocidade e fúria animalescas.
Uma espécie degenerada — ou, melhor dizendo, um mestiço.
Assim como seu mestre, agora que perdera o poder de perscrutar a alma, o guardião do faraó não conservara mais que a força e a vitalidade de uma fera.
Ainda assim, isso bastava para enfrentar Baba Yaga diretamente.
Sem ficar em desvantagem!
— Kóschei!
O faraó rugiu, encarando o velho distraído sentado na cadeira de rodas do restaurante:
— Pretende romper nosso pacto? Tudo isso porque meu guardião comeu uma maldita galinha sua? Se essa é a sua vontade, então posso conceder a vocês a destruição com que tanto sonham!
O ancião permaneceu em silêncio, fitando apaticamente a tigela de sopa já completamente fria diante dele.
Parecia sofrer de demência senil.
Página (2/3)
Página (3/3)
Contudo, os descontrolados transformados em lobos sequer ousavam aproximar-se dele. Bastava sentirem seu cheiro para recuarem em pânico.
Como se estivessem fugindo de um predador natural.
Mesmo parecendo apenas um velho à beira da morte.
Com a mão trêmula, ele segurou a colher e, vacilante, levou o veneno à garganta, devagar, gota após gota... até que a sopa espessa, carregada de toxina lupina, fosse completamente ingerida.
Pousou a colher com fios dourados, pegou o guardanapo e limpou lentamente o canto da boca.
— Já chega, Yaga.
Kóschei ergueu a cabeça com dificuldade. Seus olhos turvos fixaram-se na irmã enlouquecida:
— O jantar terminou. Até quando pretende continuar se comportando como uma selvagem?
Yaga virou-se de repente, encarou-o furiosa e soltou um grito.
— Eu disse que já chega.
Kóschei elevou a voz, como se a repreendesse. Mas, logo em seguida, começou a tossir violentamente. Transformou o veneno lupino da sopa em uma massa de catarro e cuspiu-a no chão.
— Basta.
Ele olhou para a irmã e anunciou com absoluta firmeza, usando as palavras de sua terra natal, uma a uma:
— Esqueça aquela maldita galinha! Esqueça aquela casa miserável onde não havia nada além de ossos! Você já passou tempo demais naquele inferno maldito, minha querida irmã!
Como se quisesse fazer os olhos saltarem das órbitas, Yaga contorceu o rosto e encarou o irmão com fúria:
— Então foi por isso que você me trouxe para outro inferno?
Kóschei conteve a tosse. Sua voz saiu rouca:
— Eu só... eu só queria libertá-la.
— Ah! Liberdade!
Yaga começou a rir descontroladamente:
— Olhe ao seu redor! Um navio condenado a afundar, uma maldição da qual não se pode fugir... querido irmão, é essa a liberdade que você me deu?
— A maldição pode ser quebrada, Yaga. Acredite em mim.
A voz de Kóschei estava áspera:
— Eu prometo que começaremos uma nova vida na América! Agora só surgiu um pequeno problema... apenas um...
Mas não conseguiu terminar. Voltou a tossir, uma tosse dilacerante. O som oco parecia indicar que seus pulmões e até mesmo seus órgãos internos já não existiam.
Era uma dor aguda e lancinante.
Ele apertou a garganta, abriu a boca e respirou com dificuldade. Só parou quando Baba Yaga se aproximou, afastou sua mão e tirou de dentro da roupa um pequeno cantil prateado, despejando em seus pulmões a poção preparada pela bruxa.
Com cuidado, gota após gota.
Instantaneamente, a tosse cessou. Kóschei desabou na cadeira, respirando com violência, incapaz de falar.
Baba Yaga apenas baixou os olhos para ele e, depois de algum tempo, balançou a cabeça em decepção:
— Irmão, você partiu meu coração.
Sem dizer mais nada, levando consigo um soluço entrecortado por prantos, ela agarrou o cadáver de Poppy e foi embora.
Em meio ao silêncio, ouviram-se as palmas do faraó.
— Que espetáculo magnífico.
O rapaz soltou uma risada fria e inclinou a cabeça para observá-lo:
— Kóschei, como pretende compensá-la por sua ofensa?
Kóschei não respondeu.
Apenas respirou com dificuldade. Depois de algum tempo, pegou o guardanapo e limpou a saliva no canto da boca, exausto, apoiando-se na própria cadeira de rodas.
— Amonmésis, você sabia?
Kóschei falou de repente:
— Respeito é algo mútuo.
— Respeito?
O faraó caiu na gargalhada.
— Você está mesmo falando comigo sobre “respeito”?
— Sim. Afinal, não é esse o assunto entre um cão vadio sem lar e outro cão vadio sem lar?
Página (3/3)