Capítulo 133 — O Portal de Bronze da Tumba
Todos aproveitaram o intervalo de ventilação da tumba para descansar. O velho Liu atirou sua pá de Luoyang no chão e, com naturalidade, retirou uma garrafa de Erguotou da mochila. Sentou-se, tragou um cigarro e deu um gole na bebida, parecendo extremamente à vontade; provavelmente, de tanto saquear túmulos, não sentia mais o menor nervosismo antes de descer a uma sepultura.
Sentei-me ali mesmo e retirei o "Dragão de Vela e Nove Fênix" para examiná-lo. Pouco antes, ao tentar quebrar seu selo com meu sangue, ele não havia apresentado qualquer reação.
Será que o objeto teria estragado de repente? Meu coração afundou com o pensamento. Apressei-me a fazer um pequeno corte no dedo com a própria lâmina e, espremendo uma gota de sangue, passei-a novamente sobre o metal.
Esperei em silêncio, mas, para minha profunda decepção, a adaga permaneceu inerte, tão comum e preta quanto antes.
Justo quando eu estava mergulhado em frustração, ouvi passos atrás de mim. Em seguida, a voz de Cicatriz ecoou:
— Jovem Treze, esta adaga preta que você tem em mãos seria por acaso o "Dragão de Vela e Nove Fênix" do Mestre Lu Yu, um dos três grandes mestres da Seita Longhu de Maoshan?
Cicatriz aproximou-se e sentou-se ao meu lado.
— Sim. Você também já viu o "Dragão de Vela e Nove Fênix"? — Olhei para ele. Seus olhos fitavam o horizonte, profundos e perspicazes.
— Vi uma vez, há muitos anos. Mas, jovem Treze, ouvi dizer que o material desta peça é extremamente raro e precioso, capaz de repelir todo tipo de mal. O Mestre Lu nunca se separava dela. Como um tesouro tão pessoal foi parar em suas mãos? — perguntou ele, com um tom de dúvida.
— Ela é minha tia marcial. Emprestou-me o objeto para que eu possa me proteger e sobreviver — expliquei.
— Conheço seu mestre há anos, então sei que o Mestre Lu é sua tia, mas, apenas por esse grau de parentesco, ela não deveria emprestar um artefato taoísta tão valioso assim. A menos que... — Cicatriz me analisou de cima a baixo e parou abruptamente.
Eu estava atento à explicação, e aquela interrupção súbita me deixou ansioso. Pensei comigo mesmo: "Você não está escrevendo um romance de internet, por que raios faz esse suspense barato?"
— Diga-me, irmão Yue, a menos que o quê? Você deixa a frase pela metade e me deixa aqui, sem saber o que pensar. É frustrante — reclamei.
Cicatriz coçou o nariz, visivelmente encabulado, e respondeu:
— Irmão, não tenho certeza sobre isso, não posso falar bobagens...
Ao ouvir aquilo, percebi que não conseguiria mais nada. Ele certamente sabia de algo, mas não queria compartilhar comigo. Como não sou de forçar ninguém, decidi não insistir. Ficamos ali, sentados, olhando para a entrada do túnel, em silêncio.
— Terceiro... Terceiro irmão, sinto que o pátio deste templo ainda parece sinistro. Tenho a sensação de que algo na escuridão está nos observando o tempo todo — disse Bai Ruotong, aproximando-se e falando com preocupação.
Cicatriz virou-se e sorriu:
— Irmã Bai, já verifiquei tudo. Não há nada aqui. É uma morada dos mortos; se não houvesse essa atmosfera sombria, aí sim seria estranho. — Ele se levantou, retirou um pingente que levava no pescoço e estendeu-o a ela: — Leve isto quando entrarmos. É um amuleto de proteção.
Bai Ruotong olhou para o amuleto e depois para mim. Assenti, indicando que ela deveria aceitar. O amuleto que Cicatriz carregava consigo certamente não era algo comum, e, uma vez lá dentro, como todos tinham alguma forma de defesa, ela era quem mais precisava de proteção.
— Obrigada. — Ela aceitou o amuleto e colocou-o no pescoço.
Lancei um olhar rápido ao objeto: parecia um dente de animal, longo e afiado, com uma linha preta no centro. Depois de entregar o amuleto, Cicatriz foi ao encontro de Zhao Man, deixando-me a sós com Bai Ruotong.
— Terceiro irmão, o que você acha que há lá dentro? Li sobre isso e fico pensando: será que encontraremos zumbis ou mortos-vivos? — perguntou ela, agachada ao meu lado.
— Sendo honesto, não faço ideia. O que posso dizer é que o perigo é inevitável. Por favor, tenha muito cuidado — respondi.
— Terei. Ah, Terceiro irmão, sempre quis perguntar: aquela sua esposa fantasma ainda está com você? Posso vê-la? — Ela perguntou sobre An Ruoshuang sem aviso prévio.
Fiquei surpreso por um instante e soltei um riso amargo:
— Ela está ao meu lado desde que completei nove anos, mas, infelizmente, você não poderá vê-la agora.
— Por quê? — insistiu ela.
— Sua energia yin está fraca. Mesmo à noite, ela não consegue sair deste pingente — expliquei, mostrando o amuleto que carregava no pescoço.
Nesse momento, vi pelo canto do olho que o velho Liu nos observava. Seus olhos brilhavam com cobiça. Virei-me rapidamente, mas ele já estava de cabeça baixa, bebendo. Teria sido apenas uma ilusão?
— Algum dia poderei vê-la? — perguntou Bai Ruotong.
Recuperei a compostura, guardei o pingente sob a gola e menti:
— É que ela não gosta de encontrar estranhos. — Não queria entrar em detalhes sobre o estado atual de An Ruoshuang; só de pensar nisso, sentia um aperto no coração.
— Ah... — ela respondeu, baixando a cabeça em silêncio.
A espera tornou-se lenta e, aos poucos, o dia escureceu. Cicatriz, não sei de onde, trouxe dois pardais, amarrou-os com fios vermelhos e soltou-os dentro do túnel de escavação. Bai Ruotong e eu nos aproximamos.
— Irmão Yue, o que está fazendo? — perguntei, olhando para os fios.
— Deixando que os pássaros explorem o caminho. Embora tenha passado tanto tempo, o túmulo está selado há séculos, e não sabemos se o ar lá dentro está renovado. É um método rudimentar, mas necessário — explicou.
Cerca de meia hora depois, ele puxou os fios. Como os pardais ainda estavam agitados, o velho Liu comentou:
— Parece seguro. Podemos descer.
Cicatriz soltou os pássaros, levantou-se e ordenou:
— Preparem-se. Vamos descer. Velho Liu, solte a corda.
— Certo! — Ele respondeu, retirando uma corda de cânhamo tingida de preto, amarrando-a a uma árvore próxima e lançando-a túnel abaixo.
Após descer, o velho Liu ligou sua lanterna e começou a descer. Cicatriz foi o segundo, seguido por Zhao Man e depois Chen Yuluo. Quando foi a vez de Chen Yuluo, disse a Bai Ruotong:
— Vá primeiro, eu serei o último.
— Eu... eu não sei como... — ela hesitou, olhando para a escuridão do túnel.
— Não tenha medo. Sente-se na borda, segure a corda com as duas mãos e, ao deslizar, prenda as pernas ao redor dela. Vá devagar.
Após vê-la descer, ajustei minha mochila e fui o último. Ao chegar ao fundo, observei o espaço: era extremamente estreito, revestido com tijolos cinzentos, e havia apenas uma porta do outro lado. Devido à antiguidade, a porta estava manchada, impossibilitando identificar o material, mas era possível distinguir um rosto humano aterrorizante esculpido nela, envolto por runas estranhas que eu não conseguia decifrar.
Cicatriz examinou a porta por um longo tempo antes de perguntar ao velho Liu:
— Diga-me, desde quando túmulos da dinastia Qing têm portas de bronze como esta?
O velho Liu sorriu sem jeito:
— Eu... foi apenas um palpite. Quem poderia saber de qual dinastia é este túmulo?
Chen Yuluo adiantou-se e disse:
— Se a porta é de bronze, o mecanismo para abri-la deve estar por perto. Vamos procurar com cuidado. Devemos encontrar algo.