Capítulo Quarenta e Nove: A Família Li Aumenta os Preços

Com o vilarejo inteiro em fome, tenho o armazém lotado de carne do mercado Aquela flor de colza 4975 palavras 2026-07-31 00:15:40

Enquanto Jiang Huai refletia, alguns colegas de turma vieram em sua direção com um sorriso de escárnio no rosto: "O irmão Jiang está por aqui?"

Jiang Huai segurava alguns livros copiados nas mãos e disse com um tom humilde: "Vou para a Sala de Caligrafia e Tinta, há algum irmão que vá comigo?"

— Você copiando livros na Sala de Caligrafia e Tinta? Nós certamente não temos esse refinamento — zombou um estudante. — Ouvi dizer que copiam um livro por apenas duzentas moedas de cobre. Quanto tempo você leva para copiar um?

Jiang Huai respondeu com serenidade: "Se os estudos estiverem atarefados, preciso de vinte dias para copiar um."

— Ou seja, são necessários vinte dias para ganhar duzentas moedas. Hahaha.

— Duzentas moedas mal dão para comprar a tinta e o papel da pior qualidade.

— Se a família do irmão Jiang é tão pobre, seria melhor voltar para a lavoura.

— É verdade, voltar para a lavoura ainda ajudaria a família.

Enquanto zombavam abertamente, a expressão de Jiang Huai permaneceu inalterada. Ele se virou, deixou a entrada da academia e seguiu para a Sala de Caligrafia e Tinta com seus livros.

Jiang Wan e as cinco crianças sentaram-se diretamente no chão de um beco deserto.

Como as crianças nunca tinham estudado aritmética, começavam a travar ao contar até dez, coçando a cabeça sem parar.

Jiang Wan teve de contar sozinha. No final, o total era de oitocentas e quarenta moedas de cobre.

Ela colocou todas as moedas na bolsa da cintura, levantou-se e disse: "Vamos, mamãe vai levar vocês para comer algo."

A mãe e os seis filhos sentaram-se em uma casa de macarrão. A patroa serviu seis tigelas de macarrão e disse sorridente: "A senhora comprou seis tigelas de uma só vez, o que faz de vocês nossos grandes clientes. Vou dar um pouco de amendoim como cortesia, experimentem."

Um prato pequeno continha alguns amendoins cozidos, e o sabor era bastante agradável.

Jiang Wan aproveitou a oportunidade para ensinar: "Esta patroa sabe fazer negócios. Como ela deu amendoim de cortesia hoje, com certeza viremos à loja dela da próxima vez que quisermos comer macarrão."

"Pelo mesmo raciocínio, quando vendermos nossa água de hortelã, também devemos dar aos clientes a sensação de que eles estão levando vantagem."

Depois de terminarem o macarrão, as crianças ainda estavam apenas meio saciadas, então Jiang Wan comprou alguns pães recheados de carne, um para cada um.

Em casa, além dos alimentos básicos e hortaliças silvestres, não havia mais nada. Nas montanhas não faltavam verduras e cogumelos, mas o que mais faltava era carne.

Jiang Wan levou as cinco crianças direto para o açougue. Como já era tarde da barriga do dia, não havia muita carne fresca restante, apenas um pedaço de barriga de porco, algumas vísceras e sangue de porco.

Jiang Wan comprou tudo. As duas libras de carne custaram oitenta moedas, e o sangue de porco foi oferecido de graça pelo açougueiro.

Enquanto Jiang Wan fazia as compras, Ye Erhai calculava em silêncio ao lado: "O macarrão custou quarenta e oito moedas, os pães de carne vinte e quatro, a carne de porco oitenta..."

Ele murmurava baixinho, somando devagar o dinheiro, e de repente ficou aterrorizado.

Parecia que elas tinham ganhado muitíssimas moedas de cobre, mas ao comprar apenas uma quantidade tão pequena de coisas, quase metade já havia sumido.

Quanto será que a mãe ganhou afinal ontem, para poder comprar dezenas de quilos de arroz e farinha branca, além de vinte patos e doces...

Assim que Jiang Wan se virou e ouviu Ye Erhai calculando o dinheiro, seu coração deu um salto.

Entre todas as crianças, o mais astuto era Erhai. Se ele conseguisse fazer as contas direitinho, ela não conseguiria mais esconder as coisas no futuro.

Ela ponderou e disse: "Tudo na vila subiu de preço, não importa quanto dinheiro ganhemos, nunca é suficiente. Ainda temos arroz e milho em grão em casa, então não vamos comprar por enquanto. Dahai, aqui estão vinte e cinco moedas, vá comprar algum petisco para a pequena Hui levar para casa, para que ela também possa saborear algo diferente."

Ye Dahai foi imediatamente cumprir a tarefa. A quantia era exatamente suficiente para comprar um pacote de doces e uma fita vermelha para o cabelo.

Como ainda havia ingredientes em casa, Jiang Wan não precisou fazer mais compras e retornou com as cinco crianças.

O trajeto da vila de Ankang até a aldeia de Hehua de carroça de bois foi lento e balançado. Quando o sol começou a declinar a oeste, finalmente chegaram à entrada da aldeia.

A essa hora, todos os moradores da aldeia estavam ocupados nos campos, de modo que a mãe e os seis filhos não atraíram curiosidade e puderam voltar direto para casa. O pátio estava limpo e arrumado, e as galinhas e os patos cacarejavam no terreiro com muita energia.

A fumaça saía suavemente das chaminés.

No fogão, a sopa começou a ser preparada: grandes ossos de porco cozidos com brotos de bambu tenros, uma sopa nutritiva e completa.

O sangue de porco foi refogado com hortaliças silvestres, usando bastante óleo, e o sabor ficou excelente.

O arroz branco cozinhava na panela, e a fragrância limpa do arroz misturada ao aroma de carne espalhava-se pelo pátio.

Ye Sishan estava picando vegetais silvestres para alimentar os patinhos e, ao sentir aquele cheiro, não conteve a água na boca, que começou a escorrer.

Jiang Wan olhou feio para ele: "Só vamos comer quando seu irmão mais velho, o segundo e o terceiro voltarem."

Ye Dahai tinha ido capinar o campo. Não importava quanto dinheiro tivessem ganho durante o dia, a primeira coisa que ele fazia ao voltar era ir para a terra; para um agricultor, a terra era a base de tudo.

Ye Erhai foi buscar água na montanha. O chefe da aldeia havia providenciado a escavação de um reservatório na encosta média-baixa, o que tornava a busca de água muito próxima para os moradores de Hehua, levando cerca de quinze minutos de ida e volta.

Jiang Wan caminhou até a porta do pátio, pronta para chamar Ye Dahai para jantar, mas, assim que saiu, a vizinha Tia Zhao disse em voz baixa: "Mãe do Dahai, depois que vocês saíram, a esposa do Dahai desmaiou na entrada de casa. Sorte que minha Meihua a viu e a amparou para dentro, senão algo grave poderia ter acontecido."

Jiang Wan ficou atônita.

Quando voltou da cidade, Xiaohui parecia normal, e até a havia colocado para lavar os vegetais...

"Obrigada, mãe do Yu."

Jiang Wan virou-se e entrou em casa.

Ela viu Gu Xiaohui sentada em um banquinho descansando. Assim que a viu entrar, Gu Xiaohui levantou-se prontamente para verificar a panela de carne.

Os olhos de Jiang Wan se estreitaram; sua nora mais velha estava apenas resistindo com esforço.

Ela se aproximou, forçou Gu Xiaohui a se sentar e perguntou: "Como você está se sentindo?"

Gu Xiaohui balançou a cabeça apressadamente: "Mãe, estou bem, não é nada."

"Sishan, vá chamar o médico da aldeia para vir à nossa casa", ordenou Jiang Wan, antes de puxar Gu Xiaohui à força para deitar na cama. "Se algo assim acontecer de novo, não ouse esconder sozinha."

A voz de Gu Xiaohui engasgou: "Mãe, sou eu que sou inútil, não consigo ajudar a ganhar dinheiro em casa e ainda desmaio para dar trabalho à senhora..."

"Quem disse que você não ajuda?" replicou Jiang Wan. "Você não ajuda a preparar a água de hortelã todas as noites? Qual refeição em casa não é feita por você? Que roupa não é lavada por você? O que mais você não faz? Nós fomos vender água de hortelã na cidade durante o dia, e você ainda cavou todos esses vegetais silvestres... Se você cair, ninguém fará esses trabalhos e a casa virará um caos. Xiaohui, de agora em diante, não se menospreze."

Gu Xiaohui estava com os olhos avermelhados.

Ela realmente se assustara naquele dia. Queria ter ido adubar a terra para que Dahai tivesse menos trabalho ao voltar, mas, por algum motivo, ao se levantar, sentiu um tontura e desmaiou. Sorte que Meihua passava por ali, senão não saberia quanto tempo teria ficado deitada no campo.

Assim que voltou para casa, descobrira um sangramento leve e ficara tão aterrorizada que teve de deitar por mais de uma hora até se acalmar. Quando se sentiu melhor, correu para a montanha para cavar vegetais para alimentar as galinhas e patos, e depois começou a cortar tecidos para costurar...

Enfim, esteve ocupada o dia todo e, de tanto se ocupar, acabou se esquecendo do sangramento.

Só quando a sogra perguntou é que percebeu a dor incômoda que persistia em seu baixo-ventre.

Ela começou a sentir medo de repente: o que aconteceria se perdesse o bebê...

Pouco depois, o médico Ye chegou.

O médico Ye era um curandeiro prático da aldeia de Hehua, mas, como todas as famílias eram pobres e costumavam aguentar febres e resfriados por conta própria, ele já não era chamado havia muito tempo.

Ao saber que a saúde de Gu Xiaohui estava em risco, algumas mulheres da aldeia que estavam livres vieram juntas para ver o que se passava.

Um único médico atraiu dezenas de mulheres curiosas, que aguardavam no pátio para entender a situação.

Os dedos do médico Ye repousavam sobre o pulso de Gu Xiaohui. Após um bom tempo, ele declarou: "O pulso está um pouco instável, mas não é grave. Posso recepcionar alguns remédios para fixação do feto, porém esses remédios não são baratos. Se a mãe do Dahai tiver certeza, peça ao Sishan para vir comigo buscar os remédios."

Jiang Wan assentiu: "Claro que sim, o médico Ye pode estipular o preço."

O médico Ye respondeu calmamente: "A taxa de consulta é de quatro moedas, e cada pacote de remédio custa sete moedas. Com a situação da esposa do Dahai, ela precisará tomar por pelo menos sete dias, uma dose por dia, totalizando cinquenta e três moedas."

O rostinho de Gu Xiaohui empalideceu instantaneamente: "Mãe, meu corpo já melhorou muito, não preciso de remédios..."

"Você não manda nisso."

Jiang Wan a empurrou de volta para a cama e foi ao quarto ao lado buscar as moedas de cobre. As moedas ganhadas naquele dia estavam trancadas no armário; ela contou cinquenta e três moedas, saiu e as entregou nas mãos do médico Ye.

As mulheres paradas na porta viram dezenas de moedas tintineantes caírem na bolsa do médico Ye.

— Quem foi que disse que a mãe do Dahai maltrata a nora? A partir de hoje, quem repetir isso vai levar cusparada na cara.

— Parece que a mãe do Dahai realmente ganhou dinheiro, vejam só o cheiro de carne vindo da cozinha. Quem come carne hoje em dia? Com certeza faturou bastante.

— Eu dei uma olhadinha escondida agorinha, é barriga de porco com brotos de bambu, que na cidade já custa quarenta moedas o quilo.

— Quando puder, também vou gastar dez moedas para comprar um pouco de carne e sentir o gosto. Temos brotos de bambu em casa, depois farei uma sopa parecida.

— Ah, lembrei! Ontem minha menina trouxe dois quilos de fritillary, e a mãe do Dahai ainda nos deve duas moedas. Agora que a nora chamou o médico, será que a mãe do Dahai vai ficar sem dinheiro para nos pagar?

— Falando nisso, a mãe do Dahai ainda não nos deu os ovos dos dias atrás!

Jiang Wan acompanhou o médico Ye até a saída, enquanto Ye Sishan o seguia para buscar os remédios.

Com a confirmação de que a saúde de Gu Xiaohui estava bem, o peso no coração de Jiang Wan desapareceu, dando lugar a um sorriso: "Cunhadas e tias, esperem um momentinho, vou acertar as contas com todas agora mesmo."

Com esse anúncio, mais pessoas da aldeia se aproximaram. O bulbo de fritillary havia sido trazido pelas crianças, mas eram os adultos que vinham cobrar.

Jiang Wan pediu a Ye Erhai que trouxesse uma mesa para o pátio. Em uma tigela colocou dezenas de moedas e, em outra, sete ou oito ovos.

Ela sorriu e disse: "Uma de cada vez, não tenham pressa."

— Mãe do Xiaoyu, duas moedas e três ovos, aqui está.

— Mãe do Shitou, quatro moedas e um ovo...

A memória de Jiang Wan era excelente e ela se lembrava perfeitamente de cada transação com aquelas pessoas, liquidando todas as dívidas rapidamente.

As mulheres da aldeia temiam que Jiang Wan tentasse calote, por isso vieram cobrar pessoalmente. Contudo, ao verem que todas as contas foram prestadas com exatidão até o último centavo, algumas começaram a perguntar preocupadas: "Mãe do Dahai, você ainda vai comprar o bulbo de fritillary?"

Jiang Wan continuou sorrindo: "Claro que compro, pelo mesmo preço antigo: uma moeda por quilo."

As mulheres ficaram muito satisfeitas com o valor. As montanhas estavam cheias de fritillary, e qualquer quantidade colhida virava dinheiro fácil.

Por outro lado, pensavam nelas mesmas: a mãe do Dahai trabalhara duro o dia todo, ganhara algumas moedas com esforço, mas gastou tudo com remédio e dívidas, ficando sem nada no fim.

Nesse momento, uma voz dissonante soou no meio da multidão: "Cunhada, um quilo por apenas uma moeda não é pouco demais?" Era a senhora Li, que saía do meio do grupo.

Ela esperava que outras tias e cunhadas levantasem objeções, mas, como todas permaneceram em silêncio, teve de assumir o papel de vilã.

Ela havia feito as contas: depois que a cunhada mais velha voltara para casa, comprara várias coisas e, por alto, devia estar lucrando pelo menos cento e cinquenta moedas por dia — o que uma família camponesa comum talvez levasse um mês inteiro para juntar.

Ganhar cento e cinquenta moedas num dia e pagar apenas uma moeda por quilo parecia uma grande pão-durice.

A senhora Li disse com empáfia: "A Siyan ainda é tão pequena, mas, ao saber que a tia precisava de fritillary, foi correndo para a montanha procurar o dia todo e só conseguiu seis moedas. A cunhada não poderia aumentar um pouco o preço?"

Com a fala da senhora Li, as outras mulheres no pátio trocaram olhares imediatos.

Apesar de não terem pensado em pedir aumento, se houvesse a possibilidade, quem recusaria mais dinheiro?

Jiang Wan abriu um sorriso nos lábios, levantou-se e disse: "Siyan é realmente muito pequena, assim como Guanhua e Xiaohu. Ir para a montanha por causa de algumas moedas não vale a pena, e o erro foi meu por não ter pensado nisso antes. A partir de hoje, a tarefa de colher fritillary ficará a cargo dos meus filhos Erhai, Sanshu, Dajun e Erjun, e não precisaremos mais incomodar os outros."

Ao ouvirem isso, os olhos de todas as mulheres presentes se arregalaram.

Um quilo de fritillary por uma moeda, e uma criança de tamanho médio conseguia coletar três ou quatro quilos em meio dia na montanha. Elas mesmas planejavam colher um pouco para trocar por dinheiro, e uma oportunidade tão boa não podia sumir assim do nada.

— Mãe do Dahai, acho que o preço de uma moeda é bem justo, deixe nossos filhos continuarem ajudando a colher.

— Mãe do Dahai, Erhai e Sanshu vão à cidade vender coisas todos os dias, de onde tirariam tempo para ir à montanha? Afinal, não vão mandar as crianças à noite, não é?

— A esposa do Youjin acha pouco uma moeda, mas nós não achamos.

— É verdade, é verdade!

A esposa do Youjin era justamente a senhora Li, cujo marido era o segundo na ordem dos irmãos da família Ye e se chamava Ye Youjin. Como ela não tinha filhos varões, os aldeões a chamavam de segunda tia Ye ou de esposa do Youjin.

O rosto da senhora Li alternava entre o vermelho e o pálido: "Quando foi que eu disse que achava pouco uma moeda..."

Jiang Wan esboçou um sorriso enigmático: "Siyan é nova demais, se algo realmente acontecesse com ela na montanha, eu não conseguiria arcar com a responsabilidade. A partir de agora, não aceitarei mais fritillary trazido por Siyan."

A senhora Li ficou furiosa, mas teve de engolir o orgulho e perguntar: "O que a Dayuan trouxer ainda serve?"

Jiang Wan assentiu com indiferença.

As mulheres da aldeia trocaram mais algumas palavras antes de se dispersarem.

A velha senhora Ye estava sentada à porta atando palha seca; a grama seca enrolada servia para acender o fogo com facilidade.

Sentar-se ali permitia-lhe puxar conversa com quem passava, obtendo indiretamente todas as fofocas e novidades de ponta a ponta da aldeia.

Assim que a senhora Li retornou, foi severamente repreendida pela velha senhora Ye:

"Ora sua senhora Li, ela é sua cunhada legítima! Em vez de ajudar a abaixar o preço, você ainda teve a ousadia de tentar subir? Mulher de mente estreita e sem vergonha, por que o velho segundo foi arranjar uma esposa dessas!"

A senhora Li sentiu-se extremamente injustificada.

O fato de serem parentes mudava o quê? O dinheiro ganho nem sequer renderia uma única moeda para ela.

Ela abaixou a cabeça sem responder, o que deixou a velha senhora Ye ainda mais irritada, descarregando uma enxurrada de xingamentos para aliviar a raiva.

Nesse instante, Ye Sishan apareceu segurando uma tigela: "Vovó, foi minha mãe que mandou trazer."

Ele colocou uma tigela de sopa de barriga de porco com brotos de bambu sobre um banquinho no pátio e saiu correndo, pois ainda precisava voltar para comer.

A expressão da velha senhora Ye escureceu novamente: "Acabou de ganhar umas moedas e já começa a esbanjar. A carne de porco está tão cara e compra tanto assim? Há dinheiro que aguente esse desperdício? Não, preciso ir lá dar um puxão de orelha, para que não fiquem gastando tudo com comida; ainda há tantos rapazes em casa esperando para se casar, e essas moedas precisam ser guardadas aos poucos..."

A velhota colocou a tigela de sopa dentro da panela para mantê-la morna até o velho voltar, e partiu apressada.

A senhora Li deu uma olhada de soslayo e, ao ver que a sogra realmente saíra, aproveitou que os outros não tinham voltado para retirar sorrateiramente um pedacinho de carne de porco da panela, enfiá-lo na boca de Siyan e recomendar: "Coma escondida e não deixe ninguém ver."

Siyan engoliu a carne de uma só vez e buscou um canto isolado para saborear o óleo que restara.