Capítulo Quarenta e Dois: Partida para a cidade para vender água de hortelã

Com o vilarejo inteiro em fome, tenho o armazém lotado de carne do mercado Aquela flor de colza 2399 palavras 2026-07-31 00:15:36

Um canto de galo despertou a Aldeia de Lótus.

Com o céu ainda a clarear, Jiang Wan levantou-se da cama e foi para o pátio começar os seus afazeres.

Ao ouvirem barulho, os outros cinco também acordaram.

Ye Xiaofang disse, ainda meio a adormecer: — Mãe, eu também quero ir à vila.

Ye Sanshu seguiu-lhe o exemplo: — Mãe, eu sou forte, deixa-me ir contigo!

Jiang Wan tomou uma decisão firme: — Hoje só preparámos cento e cinquenta tigelas de água de hortelã, duas pessoas chegam, mas se calhar teremos de trazer algumas coisas de volta e vamos precisar de ajuda para carregar. Dahai, Sanniu, venham comigo.

Ye Erhai arregalou os olhos: — Mãe, não devia ser eu a ir com o irmão mais velho?

Seguindo a ordem, fosse pelas contas que fossem, devia ser ele, não era?

Ele lançou um olhar furioso e amuado a Ye Sanshu.

Ye Sanshu riu-se, todo lampeiro: — É porque eu sou forte,嘿嘿嘿.

Jiang Wan sorriu e assentiu: — Sanniu tem mais força, a compra de mantimentos e afins fica por conta dele para trazer às costas.

Na verdade, era porque o rapaz do Sanniu era honesto e pacóvio, sem tantas artimanhas como o segundo filho; se ela tirasse sorrateiramente alguma coisa do seu espaço dimensional fingindo que a tinha comprado, o mais velho e o terceiro dificilmente dariam por isso.

Ye Sanshu nem sonhava que tinha sido escolhido devido à sua falta de malícia; levantou-se todo contente para lavar o rosto.

A carroça de bois de Ye Sheng estava estacionada à entrada da aldeia, completamente vazia, sem uma única alma à vista. Pensando bem, era compreensível: naqueles tempos, todas as famílias passavam penúria, por isso, se alguém tinha uma moeda de cobre, não preferia gastá-la a comprar algo para beber em vez de pagar para andar de carroça de bois?

A pé, a viagem demorava apenas uma hora. Partindo antes de o sol raiar, chegava-se à vila antes de ele dar o ar da graça, e ir e vir poupava duas moedas de cobre, o suficiente para comprar um pão cozido grande.

Os três subiram para a carroça, levando duas cargas com quatro baldes no total: um balde com a água de hortelã, dois com água limpa para lavar os utensílios, e o último balde reservado para guardar os próprios utensílios.

Todas as tigelas de casa tinham falhas, não servindo para ser dadas aos clientes. A primeira coisa a fazer ao chegar à vila seria comprar tigelas e colheres, adquirindo primeiro alguns conjuntos; se não chegassem, tanto melhor, pois isso significaria que o potencial de mercado era enorme.

Enquanto guiava os bois, Ye Sheng perguntou casualmente: — Onde vai a mãe do Dahai?

Jiang Wan respondeu: — Fiz algumas bebidas para experimentar e levá-las à vila para ver se consigo vendê-las.

Queria ganhar dinheiro à luz do dia, construir a sua casa à luz do dia e, acima de tudo, viver confortavelmente naquela época à luz do dia.

Não tinha qualquer intenção de esconder dos aldeãos o facto de ir fazer comércio.

Claro que, quanto a saber exatamente quanto dinheiro lucrava, não seria estúpida ao ponto de o espalhar por aí.

Ye Sheng não fez perguntas pormenorizadas. Na aldeia, era frequente haver quem levasse coisas para vender na vila; ovos e lenha seca eram os mais comuns, algumas mulheres de mãos mais hábeis bordavam lenços, enquanto outras faziam bolos de feijão-mungo ou coisas do género. Em suma, eram pequenos biscates para ganhar a vida, e cada família encontrava a sua maneira de sobreviver.

A carroça de bois seguia calmamente em direção à Vila de Lótus.

Ainda não tinham percorrido uma grande distância quando algo desabou subitamente de uma árvore à beira da estrada, aterrando no braço de Jiang Wan.

Na última vez que andara de carroça, aquilo já tinha acontecido; tratava-se de um gafanhoto.

Ye Sanshu agarrou o gafanhoto de um golpe e esmagou-o com força, ficando com os fluidos do inseto colados à mão, que limpou logo ali na perna das calças.

Jiang Wan sentiu a cabeça a andar à roda. Estavam prestes a vender bebidas e aquele rapaz continuava a ser tão pouco higiénico; se os clientes vissem aquilo, nem sequer conseguiriam vender uma única tigela de água de hortelã.

Apressou-se a tirar um pouco de água limpa com uma cabaça: — Sanniu, vai lavar as mãos.

Ye Sanshu ficou com o rosto escuro a corar: — Mãe, juro que para a próxima nunca mais... Mas que raio é isto?!

Um gafanhoto bateu-lhe em cheio na cara e ele desferiu-lhe uma palmada estrondosa, ficando com a cara toda suja.

As pálpebras de Jiang Wan tremeram.

Ye Sanshu apressou-se a pedir desculpa: — Mãe, desculpa, eu errei...

Correu a lavar as mãos e o rosto com água, aterrorizado com a ideia de ser expul