Capítulo dezenove: Como dizer isso à minha cunhada? E se ela decidir voltar a morar aqui?

Com o vilarejo inteiro em fome, tenho o armazém lotado de carne do mercado Aquela flor de colza 2406 palavras 2026-07-31 00:13:39

Ao ouvir isso, Jiang Wan quase perdeu o controle.

Já bastava estar velha e com a pele queimada de sol, mas como assim também estava engordando?! Preta, velha e gorda, isso era inaceitável!

Ela parou de caminhar imediatamente:
— Eu realmente engordei?

Na verdade, mesmo que comesse carne todos os dias, em apenas um ou dois dias seria impossível notar qualquer diferença. A Sra. Li estava apenas tentando desviar o assunto.

— A cunhada ajudou a família Jiang com muito dinheiro ao longo destes anos. Agora que rompeu relações com eles, não sei se a família Jiang devolveu esse dinheiro.

Jiang Wan entendeu na hora. Ela estava dando voltas para sondar quanto dinheiro ela ainda tinha.

Ela relembrou a convivência de sua predecessora com as outras noras. Quando ainda não tinham se separado, as três famílias viviam sob o mesmo teto. Como era a nora mais velha, com o marido ocupando um cargo no exército e tendo dado à luz quatro filhos e uma filha, sua posição na família Ye era inquestionável. As outras duas noras não ousavam desafiá-la, e a predecessora sempre se portava com arrogância diante delas.

Mais tarde, após a morte do marido em combate, a predecessora rompeu completamente com a família Ye para ficar com a indenização, e desde então não teve mais contato com as cunhadas.

— Meus sobrinhos precisam estudar, aquele dinheiro já foi todo gasto, não sobrou nada para mim. — Jiang Wan mudou de assunto. — Mãe da Da Ya, você sabe quanto de mantimentos a velha senhora ainda tem guardado?

Ye Da Ya respondeu prontamente:
— Ontem à noite, a vovó trouxe dez quilos de grãos para o nosso quarto e escondeu em…

A Sra. Li puxou a filha para trás imediatamente. Como poderia contar à cunhada quanto de comida eles tinham? E se ela decidisse se mudar de volta? A cunhada dera quatro netos à família Ye; se a velha senhora se comovesse, certamente permitiria que ela voltasse para a casa principal.

— Não temos quase nada de comida em casa, as crianças estão famintas e tontas!

A Sra. Li não ousou mais conversar com Jiang Wan, com medo de que a boca grande de sua filha revelasse a situação da casa.

Jiang Wan, por sua vez, ficou satisfeita com o silêncio.

O grupo caminhou em direção às montanhas. Dias atrás, o local ainda estava intocado, mas hoje a área já estava quase toda revirada. Precisavam avançar para uma parte mais profunda da floresta.

Jiang Wan queria continuar procurando por cogumelos matsutake e planejava ir mais longe.

A segunda nora da família Ye a seguia, tentando descobrir quanto dinheiro Jiang Wan ainda possuía, afinal, como ela conseguia comprar carne?

Ela perguntou várias vezes, mas Jiang Wan a ignorou.

Além disso, Jiang Wan entrava cada vez mais fundo na mata, e ninguém sabia aonde ela pretendia chegar.

A Sra. Li olhou para o céu. O sol já estava alto e o calor aumentava, fazendo com que as ervas e vegetais murchassem. Ela precisava encher uma cesta antes do meio-dia, ou a velha senhora ficaria furiosa novamente.

Por sorte, encontrou um grande trecho de vegetais frescos ainda não colhidos e agachou-se para trabalhar.

Ye Da Ya a acompanhou, mas, ao levantar a cabeça, viu Jiang Wan entrando em um bosque de espinheiros, curvada, procurando por algo. Ela lambeu os lábios. Será que a tia tinha encontrado algo valioso que lhe permitisse comprar carne?

Com um brilho nos olhos, ela seguiu Jiang Wan silenciosamente.

Jiang Wan continuou com os quatro filhos. Quando encontravam cogumelos ou vegetais, ela deixava que os meninos colhessem enquanto seguia em frente sozinha. Mesmo que não encontrasse matsutake, qualquer outro tipo de fungo comestível já seria útil.

Ela atravessou os espinheiros e afastou grandes folhas, revelando um vale côncavo à sua frente.

Entre duas montanhas, formou-se um vale natural repleto de lótus secos. Ou seja, um ou dois meses atrás, aquele local era um lago de lótus.

Naquela época, o lótus era uma espécie típica do sul e ainda não havia sido introduzido na região central. Provavelmente, pássaros migratórios trouxeram as sementes, formando, com o tempo, um grande lago de pelo menos três ou quatro mil metros quadrados.

No entanto, as gerações da Vila do Lótus viviam isoladas nas montanhas. Mesmo que vissem as flores, não as reconheciam, muito menos imaginariam que o lodo abaixo escondia raízes de lótus.

Raízes de lótus eram uma iguaria, muitas vezes oferecidas como tributo à corte imperial em várias dinastias. Ela não sabia qual era o status da planta naquela era, mas seu olhar brilhou ao observar o lodo seco, imaginando lótus refogado, almôndegas de lótus, lótus agridoce...

Ela engoliu em seco, pegou um bastão firme, apoiou-se e saltou para dentro do lago seco.

A terra estava dura e difícil de cavar. Jiang Wan esforçou-se tanto que quase formou bolhas nas mãos até conseguir extrair uma raiz do tamanho de seu braço.

Ela partiu a raiz em duas. Era uma raiz selvagem de sete orifícios, branca e limpa por dentro, com um perfume suave. Infelizmente, devido à longa seca, a raiz não tinha nutrientes suficientes para crescer muito, sendo fina e pouco farinhenta. Provavelmente, o "sistema" não se interessaria por aquilo, pois nem sequer lhe deu uma cotação.

Jiang Wan jogou a raiz na cesta e olhou pensativa para os milhares de metros de terra seca.

Atrás dos espinheiros, Ye Da Ya exibia uma expressão de total descrença.

Ela se virou e correu montanha abaixo.

A Sra. Li, tendo colhido metade da cesta, preparava-se para mudar de lugar quando viu a filha mais velha correndo em pânico.

— O que foi? Algum fantasma te perseguindo?

Ye Da Ya, ofegante, respondeu:
— Tia... ela... ela encontrou algo bom!

A Sra. Li levantou-se apressada:
— Que coisa boa?

Ye Da Ya não sabia o nome, mas era algo branco e limpo que parecia apetitoso. Ela levou a mãe até o local.

Jiang Wan, tendo colhido duas raízes, já havia partido, principalmente porque suas mãos não aguentariam mais esforço.

— Foi aqui! — Ye Da Ya saltou para dentro do lago, apontou para o buraco que ela mesma havia aberto e, com uma pequena pá, continuou escavando, logo encontrando algo longo e fino.

A Sra. Li partiu um pedaço, cheirou e provou com cautela. Seus olhos brilharam; era adocicado e macio, melhor que batata-doce. Parecia comestível, mas, por segurança, ela cuspiu.

— Vamos, volte para perguntar ao seu avô.

A Sra. Li cobriu o buraco com folhas grandes. Aquilo era uma descoberta de sua filha e deveria pertencer à família Ye.

A Sra. Li e Ye Da Ya desceram a montanha apressadas.

Era o final da manhã, hora da refeição. O velho Ye acabara de voltar do campo e estava sentado sob a grande árvore, fumando seu cachimbo.

A velha senhora Ye estava na cozinha cozinhando uma sopa de vegetais. Ao ver a Sra. Li chegar com apenas meia cesta, seu rosto se fechou:
— Vocês duas foram à montanha para trazer apenas isso? Só sabem ter preguiça, comendo arroz branco todos os dias...

— Vovó, mamãe e eu encontramos algo comestível! — Ye Da Ya tirou a raiz da cesta. — Vovô, vovó, olhem, o que é isso?

A velha senhora olhou para o objeto coberto de lama, escuro e feio. Após lavar, a cor amarelada original surgiu e, ao ser cortada com uma faca, o interior revelou-se branco e limpo.