Capítulo 9: As Emoções de um Psicopata
Embora Chen Qingyuan não estivesse naquela época há nem um dia completo e o tempo total que passara com Edith somasse menos de seis horas, ele acreditava conhecê-la o suficiente, pois tudo em Edith resumia-se àquilo... nada mais.
A luz da lua filtrava-se através da janela quebrada, espalhando-se sobre Edith e os esqueletos ao seu redor, enquanto ela o fitava atônita.
De pé na penumbra, Chen Qingyuan disse com tom indiferente:
— Vou tirar você deste lugar. Se quiser, venha.
Ele jamais havia esquecido sua missão. O plano original consistia em dar um jeito de eliminar o espírito maligno de Edith, permitindo assim que Lily se livrasse da "mãe" e retornasse de verdade à sociedade humana.
Mas agora...
Ele queria tentar ajudar Edith.
Ele não era a reencarnação de nenhum santo e não sairia por aí a ajudar os outros de forma infinita e desinteressada.
Se Edith quisesse mudar seu destino, Chen Qingyuan faria o possível para ajudar.
Caso ela se curvasse perante o destino, ele só poderia respeitá-lo.
Com o corpo apoiado na ombreira da porta carcomida e manuseando um revólver que encontrara na cabana do homem negro, Chen Qingyuan retirava as balas uma a uma e as colocava de volta, incansável, divertindo-se com a tarefa...
Nesse momento, Edith pareceu compreender o que Chen Qingyuan dissera. Ela estendeu os braços rigidamente e, forçando a garganta, soltou as palavras:
— Fi... filho... a... amor...
Ela ainda se lembrava da criança...
Chen Qingyuan entrou a passos largos no quarto, agarrou bruscamente o pulso de Edith, puxou-a da cama e disse com voz grave:
— Já que fez a sua escolha, a partir deste momento você só deve obedecer a mim!
Edith desceu da cama cambaleando.
Ela olhou para trás, fitando estupefata os dois esqueletos:
— Pa... pai... mãe...
Chen Qingyuan cobriu a janela com uma tábua de madeira e declarou:
— Eles vão dormir um sono muito longo. É melhor não vir incomodá-los daqui em diante...
Ele virou-se e saiu do quarto.
Com as mãos cruzadas, arranhando incessantemente o dorso das mãos, Edith entrou e saiu do quarto várias vezes antes de finalmente descer as escadas aos tropeções e seguir os passos de Chen Qingyuan.
Na rua escura e gélida.
A capacidade cerebral limitada de Edith processou, pela primeira vez, uma sensação estranha: aquele homem... não a detestava.
Ela correu atrás dele, agarrou as mãos de Chen Qingyuan e as colocou contra o próprio peito.
Chen Qingyuan deu um puxão para soltar-se:
— Não quer mais a criança?!
Parece que aqueles brutos tinham tornado Edith, que já sofria de perturbações mentais, ainda mais distorcida, desde o seu estado psicológico até a sua visão de mundo.
Ao ouvir as palavras de Chen Qingyuan, Edith estremeceu por completo, e um vislumbre de dor cruzou seus olhos turvos:
— Eu... des... desculpa... os pretos... todos gostavam... da Edith, eles diziam que a criança... era um presente... Edith... também é mãe... eu amo ele... como a mãe me ama...
Sua mente começou a latejar de dor, seu rosto se contorceu e fragmentos de memórias reprimidas ressurgiram: um grupo de homens armados arrombara a porta para roubar, atirara para matar seu pai e sua mãe, e levara muitas coisas.
— He... hehe... eu também quero dormir.
— Dormir o caralho, vá procurar seu filho! — Percebendo que Edith estava prestes a ter um surto, Chen Qingyuan interrompeu-a friamente: — Se demorar mais ou pensar em outra coisa, vou abandonar você aqui...
Edith apressou-se em segui-lo:
— Eu... eu... vou.
O orfanato.
Chen Qingyuan havia retornado. Ele bateu à porta da entrada principal, enquanto Edith permanecia a uma certa distância, temariosa, pois as freiras eram muito severas.
Pouco depois, alguém abriu a porta. Era Julia.
Ao ver Chen Qingyuan e, logo em seguida, Edith, ela ficou imediatamente alarmada:
— Por que você a trouxe de volta? É muito perigoso. Pessoas com doenças mentais agem sem nenhuma lógica...
Chen Qingyuan foi direto ao ponto:
— Quero ajudá-la a reaver o filho.
Julia respondeu:
— Não tenho autoridade para decidir sobre esse tipo de assunto.
Naturalmente, Chen Qingyuan não contava com a autoridade dela, visto que quem mandava era a madre superiora. Ele disse:
— Ajude-me a conseguir uma audiência com a madre superiora.
O salão de reuniões.
A madre superiora estava sentada em uma cadeira, lançando um olhar de soslaio para Edith:
— Chen, embora eu tenha permitido sua entrada no orfanato, isso não lhe dá o direito de fazer o que BEM entender! Edith não tem condições de criar uma criança; é melhor que nós cuidemos dela em seu lugar. Aqui há berços e mingau, mas o que ela tem a oferecer?
Chen Qingyuan sentou-se e argumentou:
— Mas Edith não consegue suportar a separação do filho.
É claro que ele sabia que todas as palavras da madre superiora eram verdadeiras e sensatas, mas Edith viria a se transformar em um espírito maligno no futuro. Se não conseguissem convencê-la a abandonar aquele nó em sua garganta, a madre superiora — como principal mentora do "roubo da criança" — dificilmente escaparia da ira vingativa de Edith...
Vale lembrar que, após transformar-se em um espírito vingativo, Edith continuou a procurar por seu filho por pouco mais de cem anos.
A madre superiora jamais resistiria a isso...
Chen Qingyuan pretendia criar um ambiente propício para o diálogo entre a madre superiora e Edith.
Sendo uma mulher idosa e astuta, a madre superiora logo percebeu a intenção de Chen Qingyuan...
O tom de sua voz perdeu a frieza habitual, tornando-se mais suave:
— Edith, eu sei que você ama seu filho, mas uma criança tão pequena precisa de cobertores quando faz frio, de leite e caldo quando sente fome, de cuidados médicos quando adoece e de curativos quando se machuca...
Ao ouvir a palavra "fome", Edith tirou do bolso meio rato ensanguentado:
— Com... comer...
O canto da boca da madre superiora contraiu-se. Ela conteve a aversão e o medo que sentia pelo rato e ponderou:
— As crianças não podem comer ratos. Ele não consegue digerir uma coisa dessas; se comer, a criança vai morrer, vai parar de se mover, vai parar de chorar. É isso o que você deseja?
Sempre que Edith era abusada pelos homens na cabana, recebia como compensação um rato ou um pedaço de pão duro e seco. Ela ignorava completamente a existência daquelas realidades e, por puro instinto, balançou as mãos freneticamente:
— Não... não... filho... vivo...
Era a primeira vez que ela entrava em um orfanato. Ali, de pé no salão, sentindo o calor das velas ao redor, ela fitava tudo com os olhos arregalados e atônitos. Aquele lugar cheirava bem, não era frio nem quente, e sobre a mesa havia alguma iguaria apetitosa cujo nome desconhecia.
Ela estendeu as mãos:
— Fi... filho...
A madre superiora trocou um olhar com Julia, que logo trouxe a criança. Era um bebê de poucos meses, envolto em panos roxos. Julia o pegou, acalentou-o com algumas palavras suaves e o entregue a Edith:
— Faça sua escolha.
Edith segurou a criança um tanto atabalhoada, com uma postura inadequada, como se estivesse abraçando um pedaço de madeira.
Talvez sentindo-se desconfortável, o bebê adormecido esticou as perninhas, começou a se contorcer e desandou a chorar alto, o que assustou profundamente Edith! Tomada pelo pânico e sem saber como lidar com a situação, ela tentou livrar uma das mãos para pegar o rato sobre a mesa, acreditando instintivamente que aquilo faria o bebê se acalmar.
A madre superiora alertou:
— Edith, crianças não podem comer ratos...
Julia aproximou-se trazendo uma tigela pequena com leite. Usando uma colher, ela deu um pouco ao bebê, que lambeu os lábios e começou a engolir por puro reflexo, parando imediatamente de chorar.
Edith encarou a criança boquiaberta e, em seguida, olhou do mesmo modo para Julia...
Quando sofria, ela própria chorava; quando sentia fome, também chorava. Será que a criança estava sofrendo tanto assim em seus braços?
Lágrimas transbordaram de seus olhos, pingando sobre as bochechas do bebê.
Edith ignorava o motivo pelo qual seus olhos vertiam água; apenas sentia uma dor lancinante no peito. Embora seu coração doesse, ela colocou a criança com extremo cuidado nos braços da madre superiora:
— Eu... o filho... precisa tomar... aquilo, eu... eu não tenho...
Naquele instante, ela estava mais silenciosa do que nunca.
Chen Qingyuan percebeu que havia alcançado seu objetivo.
Era inegável que Edith amava profundamente o filho, mas garantir a sobrevivência da criança era outra questão completamente diferente. Se o bebê morresse, seria o estopim para uma nova catástrofe.
Chen Qingyuan perguntou:
— Não poderiam abrigá-la aqui?
A madre superiora balançou a cabeça:
— De jeito nenhum. Isto é um orfanato, e as ordens da Igreja determinam que acolhamos apenas órfãos, nada mais.
— Não poderiam abrir uma exceção para ela? — insistiu Chen Qingyuan.
Olhando-os nos olhos, a madre superiora respondeu:
— Você é asiático, oriundo daquele império que tanto se vangloria da Grande Dinastia Qing. Embora você não traga uma trança na nuca, devo dizer que os dogmas de vocês diferem dos nossos. Portanto, o máximo que pude fazer foi cooperar com você esta noite para que Edith compreendesse a realidade.
Chen Qingyuan silenciou por alguns instantes antes de pedir:
— Poderiam dar-lhe um banho e vesti-com roupas limpas?
Desta vez, a madre superiora não hesitou. Ela assentiu:
— Espere aqui.
Edith foi conduzida pela madre superiora.
Exatamente uma hora depois, ela reapareceu no salão. Seus longos cabelos desgrenhados e emaranhados haviam sido lavados e estavam muito mais macios, embora ainda conservassem um aspecto meio seco.
Vestia uma túnica cinzenta e simples, mantendo-se ali de pé com evidente timidez.
A própria madre superiora dera banho em Edith e, no processo, descobrira as cicatrizes aterrorizantes que cobriam o corpo daquela mulher da cabeça aos pés. Ela mal ousara tocar naqueles lugares e, até aquele momento, suas mãos ainda tremiam.
Ela perguntou:
— Você já sabia de tudo o que ela havia sofrido?
Chen Qingyuan respondeu:
— Não. Eu só conheci Edith hoje pela primeira vez. Movido por uma promessa feita a um ancião, quis investigar o que estava acontecendo. Descobri que ela ia até a cabana à beira do lago Dutarte, permitindo que aqueles homens a abusassem e espancassem, e que eles sempre jogavam um rato como "recompensa".
Com a voz trêmula, a madre superiora exclamou:
— Será que... a criança...
Chen Qingyuan assentiu:
— Foi gerada por eles. Disseram que era um presente para Edith.
Ao ouvir aquilo, Julia empalideceu.
A madre superiora acariciava sem parar o crucifixo pendurado no pescoço, quase arrebentando a corrente, enquanto dizia entre dentes:
— Malditos! Bando de animais que merecem ir para o inferno! Vou relatar isso à Igreja e fazer com que o padre traga homens para cá... para... para redimir esses brutos!
Chen Qingyuan respondeu calmamente:
— Não se dê a esse trabalho. Sei que os trâmites de vocês são demorados, por isso já os mandei diretamente ao encontro de Deus.
A madre superiora emudeceu.
No dia seguinte, sob um sol radiante, Edith — limpa e vestida com roupas novas — postou-se à entrada do orfanato. Banhada pela luz solar, a expressão feroz de seu rosto suavizou-se um pouco.
Olhando para Chen Qingyuan, a madre superiora comentou:
— Chen, sei que você é uma pessoa fora do comum, mas, pelo que sei, os estrangeiros vindos de suas terras não são bem-vistos em lugar nenhum do país atualmente, especialmente os da dinastia Qing. Tome cuidado... cuidado com o nosso povo.
Chen Qingyuan indagou:
— Em que ano estamos?
— 1888 — respondeu a madre superiora.
Chen Qingyuan compreendeu a que situação ela se referia.
No século XIX, os Estados Unidos pretendiam expandir-se e desenvolver-se ao longo da costa do Pacífico, almejando um crescimento econômico acelerado tanto a leste quanto a oeste. Para tanto, planejaram a construção de uma ferrovia transcontinental, a Ferrovia do Pacífico...
Certos americanos propagandeavam desenfreadamente na China que os Estados Unidos eram um lugar repleto de ouro, onde até mesmo uma cidade se chamava Montanha de Ouro. Isso atraiu inúmeras pessoas ingênuas que assinaram contratos de servidão e embarcaram nos navios, além daquelas que entraram clandestinamente no país, resultando em um contingente de quase cem mil trabalhadores chineses em solo americano em pouco tempo.
Os nativos americanos menosprezavam profundamente aqueles homens com tranças na nuca, considerando-os de uma raça inferior e indignos de usufruir dos benefícios do trabalho. Por essa razão, passaram a explorá-los implacavelmente. Tempos depois, alguns setores da população norte-americana começaram a achar que os chineses ameaçavam severamente sua cultura religiosa e seus interesses econômicos, desencadeando campanhas de segregação organizadas e premeditadas, que começaram com humilhações, passaram a repressões e culminaram em assassinatos...
...
Chen Qingyuan partiu levando Edith consigo.
Ele era obrigado a levá-la, pois fora o espírito de Edith que o trouxera àquela dimensão temporal; talvez a chave para o seu retorno estivesse nela...
Após deixarem o orfanato, passaram dias consecutivos viajando. Ele próprio ignorava para onde iam; tentava apenas encontrar um lugar onde pudesse estabelecer Edith com segurança.
De fato, Edith tornara-se obediente, embora sua visão de mundo e sua cognição diferissem das de uma pessoa normal. Um dia, quando um cão vira-lata latiu rosnando para Chen Qingyuan, Edith atirou-se contra o animal, travando uma luta feroz até subjugá-lo. Mais tarde, enquanto Chen Qingyuan lhe aplicava remédio nos ferimentos, ela abriu a boca em um sorriso sinistro.
No final, chegaram a uma região árida que lembrava o Velho Oeste.
Já pouco importava a Chen Qingyuan em qual estado se encontravam; ele construiu uma cabana simples de capim para morarem.
Contudo, nem três dias se passaram antes que vagabundos locais viessem espiar a cabana. Ao verem Edith alimentando as galinhas, cobiçaram-na com segundas intenções. Chen Qingyuan voltou a tempo e deu uma surra memorável neles...
Acompanhando Chen Qingyuan, Edith passou a ter refeições regulares, ainda que modestas, e suas bochechas e braços ganharam um pouco de carne.
Sua aparência também adquirira um traço de suavidade.
Na mesma noite em que expulsou os marginais, Chen Qingyuan preparou as malas, decidido a fugir. No entanto, os rufiões retornaram ainda mais rápido, trazendo um bando de homens para cercar a cabana e gritar ameaças:
— Tem um chinês aqui! Irmãos, são esses vermes inferiores que vêm roubar nossos empregos e nosso dinheiro! Vamos dar uma lição nele e amarrar o cadáver nos trilhos do trem!
Diante daquela situação.
Chen Qingyuan não teve alternativa senão agir primeiro. Sacou a arma e disparou uma bala contra cada um deles.
Como vários indivíduos naquele lugar portavam revólveres e ele não era um atirador infalível, acabou sendo atingido nas costas por um tiro. Tentou arrastar Edith para fugir, mas, ao vê-lo sangrar, ela enlouqueceu e atirou-se para morder o homem que havia disparado! Como resultado, foi baleada duas vezes no abdômen pelo agressor!
Não restou a Chen Qingyuan senão esvaziar o carregador, matar vários homens, afastar os perseguidores remanescentes, roubar um cavalo e escapar a cavalo.
Embora nunca tivesse andado a cavalo antes — tendo visto apenas na televisão —, e ainda precisando carregar alguém, ele cavalgou por estradas esburacadas sem saber por quanto tempo. O animal, sentindo-se incomodado, começou a empinar e enlouquecer, fazendo com que ambos caíssem pesadamente à margem de uma estrada montanhosa, enquanto o cavalo fugia sozinho...
Ainda bem que era noite, o que impediu que fossem descobertos.
Os perseguidores chegaram a passar velozmente pela estrada da montanha, em perseguição ao cavalo sem cavaleiro.
Chen Qingyuan carregou Edith nas costas até um bosque, encostando-a no tronco de uma árvore.
Nesse momento, a palidez do rosto de Edith a fazia parecer ainda mais um espírito. O sangue que jorrava do ferimento em seu abdômen manchara metade de suas vestes. Com fraqueza, ela tentava limpar-se:
— Água... vou lavar com a água do lago... para não sujar a cama...
Chen Qingyuan também não estava em situação melhor. Suas costas exibiam uma mancha escarlate de sangue, o suor frio cobria-lhe a testa e suas mãos não alcançavam o ferimento.
Esgotado de forças, ele limitou-se a sentar no chão, esboçou um sorriso fraco para Edith e murmurou:
— Trazer você comigo... parece ter sido uma decisão errada...
Com os solavancos da viagem, a bala em seu corpo friccionava-se contra os tecidos, e ele perdera tanto sangue quanto Edith.
Deitando-se lentamente no chão, sentiu apenas um sono profundo.
Arrastando-se até ele, Edith acariciou-lhe suavemente o rosto com os dedos, ergueu-lhe a cabeça com esforço para apoiá-la em seu peito e suplicou com a voz trêmula:
— Não... não durma... Edith... sabe amar... eu vou amar você... não durma...
Dominado por um cansaço intransponível e ouvindo aquelas palavras, Chen Qingyuan sorriu debilmente e disse:
— Eu só esperava que você pudesse me levar de volta ao mundo cem anos no futuro... Você é um espírito maligno, mas vive a falar de amor... que tolice...
Sentindo que Chen Qingyuan já não exibia a vivacidade de antes e lembrando-se do pai e da mãe que jaziam imóveis e aterrorizantes na cama, Edith entrou em completo pânico. Ela cravou as unhas no próprio abdômen, espremeu o sangue na palma da mão e levou-o à boca de Chen Qingyuan:
— Não... se você... adormecer... quem vai... quem vai amar a Edith... quem vai amar a Edith...