Capítulo 30: Senso de justiça antes da partida
Página (1/3)
Ao amanhecer, Caio Chen estava deitado sobre o muro de pedras à margem da rodovia costeira, desfrutando da brisa marítima que soprava contra seu corpo e ouvindo, ao longe, o murmúrio indistinto das ondas. Sentia-se extremamente confortável...
Ele pretendia fechar os olhos e descansar, esperando em silêncio que o tempo se esgotasse e o deixasse partir automaticamente daquele mundo.
Cerca de dez minutos depois, ouviu alguém falando em voz alta num mandarim pouco correto, misturado a um forte sotaque da Ilha da Enseada. Incapaz de ignorar a voz, sentou-se sobre o muro e olhou na direção do som.
Na curva do muro havia uma van estacionada. Ao lado dela estavam algumas pessoas: um homem de pouco mais de cinquenta anos abraçava uma jovem de pouco mais de vinte enquanto conversava com ela. Outros três rapazes permaneciam dentro do veículo, sem descer.
Com a mão esquerda enlaçando a jovem, o velho passava os dedos de maneira indecente pelo ombro dela e dizia:
— Mia, sua mãe aceitou assumir por mim o crime de vender drogas. É claro que jamais vou esquecer isso! Vou lhe dizer uma coisa: gastarei algum dinheiro para mandar algumas pessoas para a prisão e garantir que ninguém faça mal a ela...
Os olhos de Mia pareciam vazios. Ela assentiu rigidamente.
A brisa marítima parecia tão úmida e desagradável... Alguns anos antes, aquele velho ajudara sua mãe a escapar das garras de outro homem. Por isso, ela estava disposta a fazer qualquer coisa por ele, inclusive assumir o crime de tráfico de drogas.
A alma de sua mãe seria salva, mas, depois que ela entrasse na prisão, a filha teria de substituí-la... e servir àquele velho.
Mia apoiou as duas mãos no muro e inclinou a cabeça pela abertura, olhando para o mar abaixo. Fitando as ondas azuis e brancas, sentiu, sem saber por quê, um impulso intenso de saltar.
O velho olhou para a van. Em seguida, empurrou Mia com força, obrigando-a a se ajoelhar no chão, e começou a desabotoar o cinto.
Um lampejo de dor surgiu nos olhos da jovem. Instintivamente, ela procurou alguém que pudesse ajudá-la a fugir.
Foi então que uma voz soou:
— Por favor... isto é um lugar público. Tenha um pouco de consideração.
A voz inesperada fez o velho perder imediatamente o ímpeto. Uma expressão feroz surgiu em seu rosto, e ele tirou do bolso uma arma estranha, de formato losangular.
— Rapaz, se quiser viver muito, não se meta onde não é chamado! Posso fazer você morrer aqui mesmo e deixar seu cadáver boiando no mar por três dias.
Era Caio Chen. Ele soltou uma risada curta.
— Não acredito.
O velho, com o rosto sombrio e a arma na mão, avançou, mas parou imediatamente ao ver a pistola negra apontada por Caio. Sua expressão mudou várias vezes até que ele forçou um sorriso rígido.
— Pelo visto, você também é do ramo. Um pequeno mal-entendido entre nós não precisa terminar em facas ou tiros...
Bang!
Um disparo ecoou.
Página (1/3)
Página (2/3)
Uma flor de sangue explodiu na coxa do velho. Seu corpo estremeceu, e ele caiu sentado no chão com o rosto contorcido de dor. Jamais imaginara que, naquele trecho de estrada à beira-mar, onde veículos podiam passar a qualquer momento, aquele maldito jovem surgido do nada teria a imprudência de disparar uma pistola à beira da estrada.
A juventude de hoje era mesmo tão impulsiva?
O tiro também assustou os três rapazes dentro da van. Eles desceram empunhando facões, mas, ao verem a pistola na mão de Caio, recuaram em perfeita sintonia até junto da porta do veículo.
Afinal, aquilo já não era a década de oitenta ou noventa. No submundo, sem identidade e contatos, era extremamente difícil conseguir uma arma de fogo.
Caio balançou levemente o cano da pistola.
— Sou um cidadão honesto e cheio de senso de justiça. Acabei de ouvir você dizer que trabalha vendendo drogas e que, quando as coisas deram errado, obrigou uma mulher a assumir seu crime e ir para a prisão! Que maldade! Só de ouvir isso, senti um medo e um tremor sinceros no fundo do coração...
O verdadeiro nome do velho era Vítor Xu, conhecido pelo apelido de Hong Konguês. Ele negociava drogas na Ilha da Enseada, percorrera diversos lugares cometendo crimes e matara muita gente. Com o passar do tempo, porém, seus movimentos haviam se tornado cada vez mais difíceis, e ele só conseguira se esconder, vivendo de maneira subserviente.
Pensando que Caio queria participar do negócio, Vítor apressou-se em dizer:
— Irmão, se quer dinheiro, posso dividir com você. Se quer negócios, posso lhe dar alguns...
Bang!
Outro disparo.
A outra coxa de Vítor também explodiu numa flor de sangue. Ele gritou, tomado pela dor:
— O que vocês querem?
Caio saltou e se sentou sobre o muro, balançando a pistola com ar despreocupado.
— Quero que vocês recebam aqui mesmo a punição da justiça!
Enquanto falava, pegou o celular e chamou a polícia. Assim que a ligação foi atendida, disse:
— Olá. Estou diante do poste 216 da estrada costeira. Encontrei um criminoso extremamente perverso que vende drogas. Como é mesmo o nome dele?
Bang!
Um pequeno buraco surgiu no chão.
Vítor cerrou os dentes.
— Meu nome é Vítor Xu!
Caio riu.
— Isso, ele se chama Vítor Xu. Parece bastante perigoso. Pelo visto, até mandou uma mulher para a prisão para assumir seu crime de tráfico. Venham depressa, ou ele vai fugir...
Depois de denunciar o caso, Caio voltou-se para os três rapazes junto à van. Eles imediatamente pensaram em fugir.
Caio soltou uma risada.
— Meu carregador comporta dezessete balas. Já usei três, e vocês são três... Hum, será que as catorze restantes não serão suficientes para dividir igualmente entre vocês?
Caio olhou para a contagem regressiva de sua partida no celular. Então fixou os olhos em Mia.
— Você está livre.
Página (2/3)
Página (3/3)
Um brilho surgiu nos olhos de Mia, mas logo desapareceu. Sem deixar transparecer, ela lançou um olhar cauteloso para Vítor. O medo que sentia por ele estava gravado em seus ossos.
Antes que Caio pudesse dizer qualquer coisa, Vítor, caído no chão, levou subitamente a mão à cintura e puxou uma pistola.
Bang! Bang, bang!
As pupilas de seus olhos se dilataram lentamente. Três buracos se abriram em seu peito, deixando o sangue escorrer. Seu corpo amoleceu e caiu no chão, onde continuou a se contorcer, enquanto a arma que puxara da cintura tombava ao lado.
Mia também se assustou profundamente. Não esperava que aquele jovem disparasse com tanta facilidade. Ainda assim, a morte de Vítor preencheu seu coração, num instante, com a esperança da liberdade.
A jovem lançou um olhar profundo a Caio. Não disse uma palavra de agradecimento; simplesmente seguiu pela estrada.
Ao ouvir as sirenes ao longe, Caio disparou casualmente contra os pneus da van e sorriu.
— Se decidiram viver no submundo, deveriam estar preparados para ser presos. Vocês três, virem-se de costas para mim e não se mexam. Se alguém tentar olhar escondido, vou lhe dar uma bala sem que perceba!
Os três capangas não ousaram provocar aquele louco. Todos se viraram, sem coragem de testar os limites de Caio.
Caio olhou para a contagem regressiva no celular e disparou uma vez contra o chão.
— Alguém virou a cabeça escondido!
Os três capangas estremeceram dos pés à cabeça, amaldiçoando furiosamente em pensamento o companheiro que havia olhado. Nenhum deles sabia que Caio já havia desaparecido.
...
O mundo se inverteu, despedaçou-se e mergulhou num caos de preto e branco, até finalmente se reduzir a uma extensão cinzenta.
Naquele mundo acinzentado, um segundo portão negro caiu do céu e se chocou pesadamente contra o chão, produzindo um estrondo ensurdecedor. Lentamente, duas palavras surgiram sobre sua superfície: Superando a Calamidade.
Creck.
Uma fenda apareceu na porta, que começou a se abrir devagar. Do outro lado havia apenas um caos indistinto. Então Caio Chen saiu lentamente daquela escuridão...
Página (3/3)