Capítulo 12: Um Auxílio Casual no Caminho
Página (1/3)
Quando chegou a hora marcada, a cerimônia de inauguração do Restaurante Brilho Universal começou oficialmente. Encostado num canto, o jovem que havia trazido a escada de alumínio observava em silêncio as pessoas se gabando diante de todos.
Tio Cabeça de Ferro, com o rosto radiante, estava diante do palanque, visivelmente emocionado. Primeiro falou sobre o sonho que tivera na infância; depois, contou como havia construído sua fortuna. Só quando estava quase sem saliva foi que finalmente chegou à cerimônia de inauguração daquele dia.
Ao lado do jovem também havia outro rapaz. Ele vestia apenas um paletó preto, deixando à mostra os músculos do peito. Tinha o cabelo raspado bem curto e segurava uma marmita, comendo com enorme satisfação...
O jovem que carregara a escada era Carlos Sereno. Surpreso, ele olhou para o rapaz de terno, que comia como se tivesse acabado de sair de uma longa fome, e perguntou:
— O Hotel Brilho Universal inaugura hoje. Daqui a pouco haverá muita comida grátis. Por que você escolheu comer uma marmita barata?
O rapaz de terno passou a mão pelo canto oleoso da boca, examinou Carlos Sereno de cima a baixo e sorriu:
— Você não é eletricista coisa nenhuma, não é? Eletricistas passam os dias ao vento e à chuva. É raro encontrar alguém com a pele tão clara e macia. Além disso, seus dedos não têm calos. E olha que eles vivem torcendo fios elétricos com as mãos.
Quem é você?
Carlos estreitou os olhos e levou a mão direita ao bolso.
O rapaz de terno sorriu:
— Não fique nervoso. Embora eu não o conheça, imagino que nosso objetivo seja o mesmo.
Ele apontou com o indicador para Tio Cabeça de Ferro, que discursava com entusiasmo, e em seguida fez um gesto de corte diante do pescoço:
— A cabeça desse homem é minha hoje. Seja lá o que você pretende fazer, deixe o lugar para mim! Se sua tarefa não for muito complicada, eu posso cuidar dela por você...
Ora, que sorte! Ainda existiam boas pessoas naquele mundo?
Carlos Sereno realmente não esperava encontrar alguém tão prestativo. Então perguntou:
— Como devo chamá-lo?
O rapaz de terno sorriu de leve:
— Eu? Isso não é importante.
Carlos tirou do bolso uma sacola vermelha e a entregou ao rapaz.
— Se puder, coloque isto sobre o rosto de Tio Cabeça de Ferro.
O rapaz nem olhou o que havia dentro.
— Que gentileza... Até os mortos recebem presentes.
Tirou do bolso uma pistola negra como carvão e saiu caminhando em linha reta.
— Cabeça de Ferro!
O grito fez todos no local voltarem os olhos para ele, inclusive Tio Cabeça de Ferro, que estava no palco.
— Bang!
A pistola, sem silenciador, produziu um estampido ensurdecedor.
Tio Cabeça de Ferro esquivou-se por instinto, mas mesmo assim uma flor vermelha se abriu em seu ombro. A adrenalina correu por seu corpo, diminuindo a dor, porém o medo espalhou-se instantaneamente por todo o seu ser. Quem não temeria a morte?
Ele tentou se esconder sob o palanque. Ao ouvir passos, ergueu a cabeça e viu que o rapaz de terno já havia invadido o palco. A boca negra da arma apontava diretamente para ele.
— Bang, bang, bang!
Depois de uma sequência de tiros, Cabeça de Ferro tombou e adormeceu para sempre.
Página (1/3)
Página (2/3)
O rapaz de terno se virou para ir embora, mas de repente pareceu se lembrar de algo:
— Ah, quase me esqueci!
Colocou a sacola vermelha que Carlos Sereno lhe dera sobre o rosto de Cabeça de Ferro.
— Vim entregar seu presente!
O local mergulhou imediatamente no caos.
Vários capangas de Tio Cabeça de Ferro tentaram avançar, mas o rapaz tirou do bolso uma granada e a ergueu diante de todos. Um frio mortal percorreu o corpo dos presentes, que não ousaram continuar avançando.
Só puderam vê-lo afastar-se calmamente...
Alguns capangas reuniram coragem e se aproximaram do cadáver de Tio Cabeça de Ferro para examiná-lo. As luminárias do salão começaram a emitir um rangido agudo. Um deles ergueu a cabeça e viu o enorme lustre despencar de repente, esmagando-os com violência.
Carlos Sereno misturou-se à multidão e fugiu.
A inauguração do Hotel Brilho Universal terminou em completo desastre.
Somente depois que tiveram certeza de que não havia mais perigo os principais subordinados de Tio Cabeça de Ferro se aproximaram para verificar o corpo. Encontraram uma sacola vermelha sobre seu rosto. Dentro havia um convite vermelho para uma cerimônia de iniciação religiosa. No início, lia-se:
“O Imortal Supremo desceu ao Palácio da Resposta Universal para salvar todos os seres que atravessam suas tribulações. Cabeça de Ferro conduziu pessoas pelo caminho do mal e merece morrer. Morrer cedo é alcançar cedo a libertação; que isso lhe sirva de mérito.”
Abaixo do convite também havia um endereço.
O chefe dos capangas rasgou o convite ao meio, furioso:
— Que se dane esse maldito Palácio da Resposta Universal!
Matar Tio Cabeça de Ferro em plena luz do dia, usando uma arma de fogo, era uma afronta sem precedentes. Não importava se o Palácio da Resposta Universal tinha ou não relação direta com aquilo: enquanto existisse, seria uma humilhação para a Gangue dos Três Lagos!
— Vamos vingar Tio Cabeça de Ferro!
— Vingança!
— Acabem com eles!
O local inteiro fervilhava de indignação.
Ao cair da noite, no Templo da Resposta Universal, várias pessoas estavam sentadas junto à mesa de interpretação de presságios, ao lado do salão principal. Entre elas estavam o senhor e a senhora He, Bobalhão e o jovem casal Cássia e Nando.
O senhor He contemplou a escuridão do lado de fora e perguntou:
— Será que não haverá problema em Carlos ir sozinho?
A senhora He respondeu:
— Ele é um homem decidido e, ao mesmo tempo, inteligente. Se fez isso, é porque tem certeza de que conseguirá. Só precisamos permanecer aqui e vigiar Bobalhão, que já prestou culto ao espírito maligno, para evitar qualquer acidente...
Assim que terminou de falar, duas pessoas chegaram à entrada do templo: Baixinho Gordo e A-Fonte. A-Fonte era um aluno mais novo de Bobalhão. Tinha uma aparência frágil e delicada e, segundo diziam, era homossexual, o que fazia com que tanto os rapazes quanto as moças da escola o rejeitassem.
Todos haviam chegado.
Página (2/3)
Página (3/3)
A senhora He se levantou:
— Trancem o portão. Amarrem-nos com cordas!
Cássia e Nando ficaram estupefatos:
— Por quê? Nós não vamos fugir!
A senhora He tirou debaixo do altar uma corda grossa como uma trança e disse:
— Há maldições dentro do corpo de vocês. Embora eu tenha certeza de que posso proteger suas vidas dentro do Templo da Resposta Universal, não posso impedir que, confusos e sem consciência do que fazem, vocês saiam correndo por conta própria. Se querem continuar vivos, deixem que eu os amarre...
...
Numa rua fria e sombria.
Um templo abandonado.
Diante do altar, ao lado da mesa de oferendas, estavam duas pessoas. À esquerda havia um homem de meia-idade vestido de marrom-escuro, com os cabelos muito curtos e uma marca de nascença acastanhada no rosto. Ele era o intérprete de presságios do Palácio da Resposta Universal.
À direita estava um homem de mais de cinquenta anos, de cabelos compridos, usando uma venda sobre o olho esquerdo. Vestia uma túnica ritualística roxo-escura, trazia um rosário pendurado no pescoço e tinha o rosto carregado de melancolia. Era o abade do Palácio da Resposta Universal e também seu principal sacerdote. Todos os rituais e mensagens referentes ao “Imortal Supremo” eram organizados e transmitidos por ele.
Chamava-se Mestre Verdade Oculta.
Por alguma razão, havia poucos fiéis naquela noite. O mestre sentia com clareza a pressão que emanava da estátua do Imortal Supremo.
Ele juntou as mãos num selo ritualístico e curvou-se respeitosamente diante da estátua:
— Imortal Supremo, não sei por quê, mas hoje sinto uma inquietação profunda. Poderia conceder-me alguma orientação?
Mais de cinquenta fiéis estavam ajoelhados diante da mesa de oferendas. Entre eles estava Cássio, o Jogador Inveterado, que Carlos Sereno havia espancado brutalmente e a quem chegara a cortar um dedo.
O Imortal Supremo ainda não havia respondido.
O Jogador Inveterado rastejou de joelhos até o altar e, com a voz embargada, disse:
— Mestre, mestre, peça ao Imortal Supremo que me oriente primeiro. Minha devoção e minha fé nele são sinceras, mas, quando saí de casa anteontem à noite, fui emboscado por um homem perverso. Ele me espancou sem piedade e ainda cortou meu dedo mínimo!
Ergueu a mão direita. De fato, faltava-lhe uma falange, coberta apenas por um curativo improvisado.
Como o dedo amputado não fora conservado adequadamente, quando ele chegou ao hospital os médicos já não podiam fazer nada. Explicaram que tentar recolocá-lo à força poderia causar diversas infecções e até necrose, além de não garantir a recuperação dos movimentos.
Não havia arrependimento algum nos olhos do Jogador Inveterado, apenas rancor. Cerrando os dentes, ele disse:
— Imortal Supremo, além de me abençoar para que eu lucre dez mil vezes mais, peço que faça aquele homem morrer!