Treze treze

Começando pelo 007, torne-se um bandido de terno Filoso 4063 palavras 2026-07-31 00:13:35

Página 1 de 3

Brian deixou imediatamente aquele pequeno incidente para trás. Sabia muito bem que, para fazer os outros não darem importância a algo, era preciso primeiro não dar importância a isso pessoalmente. Depois de sair do beco, encontrou o carro de James Bond com a maior naturalidade, como se nada tivesse acontecido. Também não comentou para onde seu casaco havia desaparecido depois daquela ida ao banheiro e logo se entregou por completo aos planos da viagem.

Três dias passaram num piscar de olhos.

Brian visitou vários pontos turísticos famosos de Chicago, foi a um restaurante com estrela Michelin e também conheceu um cassino e um estande de tiro. Sobre o estande, não havia muito o que dizer: pelas regras, era necessário ter uma licença para porte de arma do estado de Illinois a fim de alugar uma arma. Brian só queria entrar para ver como era um estande de tiro de verdade, mas Cobain simplesmente tirou da bolsa um cartão FOID legítimo — a carteira de identificação de proprietário de arma de fogo — que podia ser verificado no sistema, e o exibiu calmamente ao funcionário.

— Trouxe o filho do meu irmão para se divertir.

Ele apontou para Brian.

Ao observar o garoto, que ainda não chegava à altura de seu peito, o funcionário abriu um sorriso.

— É sua primeira vez atirando? Se gostar, apareça mais vezes. Vocês também podem fazer um plano anual.

Brian, que não parava de virar a cabeça para olhar tudo, achando tudo aquilo extremamente novo, ficou em silêncio.

Quem disse que era a primeira vez? Ele só queria descobrir se um estande de tiro civil era diferente da sala de treinamento do MI6!

Menores de dezoito anos precisavam estar sob a supervisão de um adulto para atirar. O administrador do estande pretendia ajudá-los, mas Bond recusou educadamente. Depois de se certificar de que ele tinha experiência, o administrador não insistiu. Limitou-se a explicar por alto as regras de segurança e então se afastou.

Enquanto carregava a pistola, Bond se encostou à parede e disse a Brian:

— A regra do estande é que menores só podem colocar uma bala de cada vez.

Brian tirou os abafadores de ouvido e arregalou os olhos, sem acreditar.

— Uma bala?

Bond assentiu com toda a seriedade, enquanto o canto de sua boca se erguia levemente.

Brian respirou fundo, recolocou os abafadores e levantou a pistola fornecida pelo estande, apontando para o alvo de papel a certa distância.

Bang.

A bala atingiu o centro do alvo.

A essa altura, Brian já era extremamente preciso contra alvos fixos, ainda mais num ambiente interno e completamente livre de interferências. Ele colocou outra bala na pistola e atirou novamente.

Bang.

Mais uma vez, acertou exatamente o mesmo ponto.

Depois de repetir aquilo algumas vezes, Brian logo se sentiu entediado. Bond percebeu e sugeriu:

— Vamos comer alguma coisa? Há um restaurante com estrela Michelin aqui perto.

Brian levantou imediatamente as duas mãos em sinal de concordância. Devolveu a pistola ao estande e foi embora antes de completar meia hora ali. Quando o funcionário que lhe perguntara se era sua primeira vez o viu novamente, estava com uma expressão cheia de ressentimento.

Ele tinha acompanhado tudo pelas câmeras de segurança! De onde tinha saído aquele garoto prodígio que aparecera ali para experimentar a vida?

Se o estande de tiro era sem graça, o cassino era ainda pior — afinal, menores de idade não podiam entrar no salão principal. Brian só pôde passear pelo bufê, pelo hotel e por outros lugares semelhantes. Bond, por sua vez, jogou um pouco e voltou com dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas daqueles três dias de viagem.

Ao ouvir que Bond havia arrasado nas mesas de jogo, Brian ficou ainda mais deprimido.

A versão juvenil de “007 Contra o Cassino Royale”, com apostas moderadas para o bem da saúde, tinha se tornado realidade — e ele não pudera assistir à cena!

Que prejuízo!

Três dias depois, ainda carregando o arrependimento, Brian embarcou num avião de volta para Londres.

Embora não tivesse morado muito tempo em Londres, sentiu, depois de muito tempo, a sensação de estar voltando para casa. Pensando bem, era natural. Depois de atravessar para aquele mundo, começara perdendo os pais e, em seguida, passara um ano escondido entre terroristas. Comparada àquilo, Londres era praticamente uma terra abençoada. Até o clima, criticado por tanta gente durante o ano inteiro, parecia insignificante para Brian.

O que lhe deu uma sensação ainda maior de pertencimento foi descobrir que Bond havia comprado secretamente uma propriedade nos arredores de Londres!

Quando recebeu a notícia, Brian estava sentado no quarto do hotel, ansioso enquanto esperava que o MI6 avaliasse sua atuação na cidade de Hawkins.

Na verdade, ele já havia conquistado certa fama na sede do serviço secreto britânico. Todos eram humanos e gostavam de fofocas. Antes mesmo de Brian partir para Hawkins, sempre havia alguém inventando uma desculpa para sair do escritório e observá-lo escondido durante o expediente — afinal, aquele garoto poderia muito bem se tornar um futuro colega.

Página 2 de 3

Mais tarde, Brian tornou-se praticamente famoso da noite para o dia em Hawkins.

Era preciso lembrar que os britânicos adoravam ouvir piadas sobre os franceses e, em segundo lugar, sobre os americanos. Além disso, entre os grupos que haviam sofrido um desastre em Hawkins estava a CIA, colega de profissão do MI6. Assim, Brian se tornou, naquele período, uma figura célebre nas conversas daqueles homens de terno preto que, aos olhos dos outros, pareciam sempre estar com o rosto fechado e tentando parecer intimidadores. Naturalmente, a maioria passou a considerá-lo “um dos nossos”.

Chegou até a circular o rumor de que um alto funcionário do MI6 admirava particularmente Brian e teria dito à senhora M. que, mesmo se Brian fosse reprovado naquela “entrevista”, ainda poderia fazer um estágio em seu departamento...

Era tão exagerado que parecia impossível ser verdade.

Mas, de qualquer forma, Brian não precisava realmente se preocupar. Ele sofria apenas da síndrome que acometia as pessoas antes da divulgação do resultado de uma prova e já havia adotado a mentalidade de um trabalhador comum, imaginando batalhas no ambiente profissional.

Alguns dias depois, numa manhã de chuva interminável, Brian terminou, como de costume, seus estudos e treinamentos diários. Entediado, permanecia agachado no hotel, praticamente criando cogumelos, quando o telefone fixo ao lado da televisão tocou de repente.

Naquela época, em que os celulares ainda não eram comuns, as pessoas que ligavam para o telefone do hotel geralmente eram funcionários da recepção. Ocasionalmente, porém, algum colega do MI6 também podia telefonar para transmitir assuntos sem importância. Bond havia saído, e Brian, sem pensar muito, foi até lá e pegou o fone.

Do outro lado veio a voz de uma mulher idosa:

— James Bond? A papelada do que você quer comprar já foi concluída. Passe aqui mais tarde para pegar o contrato. Também tenho outras coisas para lhe dizer.

Brian respondeu com cautela:

— James não está. Quer que eu transmita o recado quando ele voltar?

Houve um breve silêncio do outro lado.

Então a mulher disse calmamente:

— Brian Newman? Então foi você quem atendeu.

— Desculpe, senhora — respondeu Brian, comportando-se com toda a obediência e honestidade. — Pensei que fosse uma ligação para me informar o resultado.

— Ah, não precisa se preocupar com isso. — Para sua surpresa, o tom dela era bastante tolerante. — Podemos falar sobre isso depois que você e Bond terminarem a mudança.

Brian não esperava ouvir mais uma palavra nova.

— Mudança? Desculpe, que mudança?

— Hum? Bond não lhe contou? Ele usou suas condecorações e seu salário para trocar por trinta anos de direito de uso de uma casa de campo nos arredores.

O anúncio repentino fez Brian saltar da cama. Ele soltou uma exclamação sem sentido, e a mulher do outro lado pareceu um pouco descontente.

— Francamente, que espécie de pai é esse homem? Antes de tomar uma decisão, ele não deveria ter conversado com você?

Por reflexo, Brian defendeu Bond:

— A culpa foi minha por não ter perguntado.

A mulher soltou uma risadinha, sem comentar nada sobre aquilo.

— Então, senhor Newman, quando o agente Bond voltar, transmita o que eu lhe disse e faça com que ele venha me ver. Tem mais alguma dúvida?

— Não, senhora.

Depois que Brian desligou, bastou pensar um pouco para compreender: ele acabara de falar com o grande chefe do MI6!

E parecia que a senhora M. gostava bastante dele.

Pensando bem, era natural. Nas duas vidas, o maior talento de Brian sempre fora conquistar a simpatia dos mais velhos.

Meia hora depois, Bond voltou da rua enrolado num sobretudo e segurando um guarda-chuva preto. A primeira coisa que Brian lhe disse foi:

— A senhora M. acabou de me ligar.

Bond largou o guarda-chuva e olhou para ele, surpreso. Brian não resistiu e abriu um sorriso malicioso.

— Ela disse que você comprou uma casa. Como é que eu não sabia?

— Não se deixe enganar por ela. Nunca ouvi dizer que um pai precisasse prestar contas aos filhos antes de comprar alguma coisa. — Bond não mudou de expressão. — Mas é verdade que comprei uma casa. Quer ir vê-la? Fica nos arredores, bem longe daqui. Primeiro vou encontrar a senhora M. Se partirmos quando eu voltar, passaremos a noite lá.

Brian não teve a menor objeção.

Assim, naquela mesma tarde, os dois seguiram de carro rumo ao noroeste da cidade. Só quando estavam quase chegando a Oxford Bond virou o volante e entrou numa estrada estreita. De ambos os lados se estendiam campos intermináveis cobertos de arbustos baixos. Mais adiante, havia uma floresta exuberante. Depois de mais ou menos vinte minutos, chegaram diante de uma casa de campo de três andares, cercada por jardins e por uma reserva natural.

Brian ficou boquiaberto.

Ele sempre acreditara que já tinha visto o mundo e que não se deixaria abalar pelo dinheiro. Mas, quando o resultado da riqueza se materializou diante dele, ainda assim deixou escapar:

— Quem sou eu? Onde estou?

Página 3 de 3

Sem falar no belo jardim cuidadosamente planejado ao redor da casa, nem no grande lago artificial cujas águas ondulavam atrás dela, Brian descobriu que o lugar também possuía um haras particular!

E havia até um pônei no haras, comendo feno dentro do estábulo naquele momento.

Quem seria capaz de resistir a um pônei de verdade? Brian certamente não. Num instante, perdeu a alma de amores e começou a imaginar sua futura figura cavalgando com elegância pelos campos.

“Reencarnado em Londres: a vida de um caubói”

Talvez não fosse necessário saber montar a cavalo para ser agente secreto, mas e se fosse? Quem poderia prever que tipo de emergência surgiria no futuro?

Brian decretou unilateralmente que precisava aprender aquela habilidade espetacular!

Bond estacionou o carro na garagem e, ao sair, viu Brian observando o haras por entre as grades, com o rosto cheio de desejo. Toda a ansiedade e o cansaço acumulados ao longo dos últimos tempos haviam desaparecido.

Isso fez Bond pensar:

Por mais que Brian não se parecesse com uma criança comum, ele tinha, de fato, apenas doze anos.

E o que James Bond fazia aos doze anos?

Memórias há muito enterradas no fundo de sua mente vieram de repente à tona. Por um instante, Bond teve a impressão de sentir o cheiro de papéis antigos, misturado a uma dor vaga e difícil de perceber.

Só então compreendeu que Brian havia perdido os pais biológicos aos onze anos.

E que seus próprios pais haviam morrido juntos num acidente enquanto escalavam uma montanha nevada, quando ele tinha onze anos.

Então os dois tinham uma semelhança tão grande?

Bond observou Brian em silêncio durante algum tempo. Depois, movido por um impulso estranho, aproximou-se, abriu a porta do estábulo e disse:

— Quer montar? Pode experimentar.

Brian sentiu o coração bater mais depressa, mas recuou um pouco.

— Nunca montei antes.

— Não tem problema. Sente-se firme. Eu vou segurar as rédeas à frente e andar devagar. Nada vai acontecer.

Bond agiu com a rapidez de sempre: ergueu Brian e o colocou sobre o dorso do pônei. Brian agarrou com força as alças metálicas da sela. Seus pés nem sequer alcançavam os estribos, e ele não sabia onde colocá-los. Mas o pônei caminhava com uma estabilidade impressionante, exatamente como Bond dissera. Sob o corpo de Brian, o dorso quente do animal se movia num ritmo regular, transmitindo uma sensação intensa de vitalidade.

Depois de algum tempo, Brian finalmente se acostumou à perspectiva mais elevada, e suas mãos começaram a relaxar sobre as alças.

Bond, que observava atentamente cada reação dele, falou devagar:

— Eu também morei certa vez numa casa mais ou menos desse tamanho, numa região rural da Escócia. Mas ela era muito velha, extremamente deteriorada, e tudo ao redor era terra abandonada. Tinha, porém, um nome bastante especial: “Skyfall”.

Antes de atravessar para aquele mundo, Brian nunca assistira ao filme de 2012 “007 — Operação Skyfall” e, por isso, não fazia ideia do lugar mencionado por Bond. Apenas perguntou, confuso:

— Por que você morava numa casa velha?

— Porque era a residência ancestral da família Bond. E porque meus pais não tinham dinheiro para comprar uma casa nova.

Brian jamais imaginara ouvir Bond dizer que não tinha dinheiro. Repetiu, atordoado:

— Não tinha dinheiro?

James Bond, que caminhava à frente segurando as rédeas, ergueu uma sobrancelha e virou-se para perguntar:

— Você achava que eu nasci numa família aristocrática especialmente rica?

Sobre o dorso do pônei, Brian parecia ainda mais confuso, mas não se atreveu a revelar os estereótipos que tinha sobre o agente 007.

Bond sorriu. Naquele momento, seus olhos azuis eram ainda mais encantadores que a superfície do lago artificial. Suas palavras, porém, não tinham nada de reconfortantes:

— Você precisa refazer seu treinamento de observação. Ah, quase me esqueci: você ainda não estudou esse assunto. Nesse caso, durante o próximo ano, não saia perambulando por aí. Primeiro fique em casa e recupere as aulas que deveria ter aprendido.

Brian ficou em silêncio.