Capítulo Dezesseis

Encontro na Primavera Inclinando para o Norte 4153 palavras 2026-07-31 00:08:44

Capítulo Quinze

Ele fingia ser severo, mas sua aparência não tinha nada a ver com severidade. Não se sabia se era completa falta de autoconhecimento ou se ele achava que Liao Liao era apenas uma criança e, portanto, mais fácil de intimidar. Ela se ajeitou na cadeira, alinhou o papel e continuou a escrever.

Assim que terminou uma frase, Pei Heyan bateu levemente com a régua em seu ombro esquerdo: “Relaxe os ombros.” Liao Liao estava prestes a olhar para ele, quando a régua ágil tocou sua bochecha: “Continue.” Ela fez um bico, sem saber o que dizer.

Então, foi como se estivesse sendo punida: não podia encolher os ombros, não podia curvar as costas, os pulsos deviam estar perpendiculares à mesa, e os olhos focados na ponta da caneta. Ela acabara de perder o ritmo, e em um segundo a régua já estava lá, lembrando-a rigorosamente.

Depois de muita dificuldade, conseguiu copiar o “Hino das Oito Bênçãos”. Mal teve tempo de respirar aliviada, Pei Heyan apenas deu uma olhada rápida e mandou que mantivesse a postura ereta. “Ainda não posso me mexer?” ela perguntou, confusa.

Ele olhou para a ampulheta no canto da mesa e ponderou: “Mais meia hora.” Levantou-se, juntou as duas folhas que ela acabara de escrever para comparar.

Em resumo, nem mesmo um imortal poderia salvá-la.

Liao Liao observava nervosamente a expressão de Pei Heyan. Ela já havia visto muitas vezes a decepção no rosto de Lian Yin quando era hora de entregar os exercícios, então ficava particularmente sensível. Pei Heyan, porém, não percebeu sua ansiedade; ele não tinha expectativas sobre ela, portanto não podia se decepcionar.

Primeiro, ele verificou se havia algum erro de grafia e, depois, analisou a estrutura da caligrafia. Quando terminou, a meia hora passou. Ele largou o texto e sinalizou: “Pode ir embora.”

Liao Liao arregalou os olhos, incrédula. Já a deixavam ir? Vendo que ela havia entendido errado, ele acrescentou: “Volte amanhã.”

Ela suspirou, a luz em seus olhos se apagou como uma vela ao vento. Levantou-se e arrumou a mesa. Estava em dúvida sobre o que fazer com a pedra de tinta e o bastão de tinta quando ele acenou levemente com a cabeça: “Deixe aqui, eu mesmo cuido.”

Então, seu olhar fixou-se no lado direito do rosto de Liao Liao, demorando-se um pouco. Da ponta do queixo até o meio da bochecha direita, estavam impressas duas colunas de texto da escritura.

Ele sorriu baixinho.

Liao Liao não entendeu o motivo, mas ao vê-lo encarando seu rosto, instintivamente passou a mão na bochecha... não havia nada. Mas quando ela esfregou, a tinta se espalhou, deixando metade do rosto escurecido, parecendo um gatinho que acabara de rolar na lama, com alguns fios de pelo arrepiados, olhando para ele de maneira boba.

Pei Heyan achou aquilo cada vez mais engraçado, mas para poupar a dignidade de Liao Liao, controlou-se, colocou o dedo nos lábios e tossiu levemente para conter o riso.

Ela, ainda mais confusa, perguntou, usando o dorso da mão: “Tenho algo no rosto?”

Tentou lembrar o que havia comido: pimenta picada? Macarrão instantâneo? Não tinha certeza.

Ele não a provocou mais, acenou com a mão e a levou até a bacia: “Tem tinta na sua cara, lave um pouco.”

Ele se abaixou, tirou um pouco de água do balde e despejou na bacia de cobre.

Liao Liao, olhando o reflexo na água, ficou um pouco irritada. Não com ele, mas consigo mesma por sempre passar vergonha. Pegou um punhado de água e esfregou a bochecha com força, deixando a pele vermelha.

Como não conseguia ver se tinha limpado tudo, levantou o rosto e perguntou ao jovem mestre: “Ainda tem tinta no meu rosto?”

O sol poente entrava na sala com um calor suave. Quando levantou o rosto, as gotas de água escorriam pelo queixo como uma cortina de pérolas.

Seus olhos transparentes captaram a atenção dele, que olhou para ela. Metade do rosto estava vermelho, iluminado pelo crepúsculo, e o brilho em seus olhos era ainda mais puro que as gotas que caíam.

Pei Heyan desviou o olhar calmamente, pegou uma toalha, mas não a entregou diretamente, pendurando-a no suporte de madeira: “Já está bom, seque o rosto.”

Ele virou as costas, como se de repente tivesse muitas coisas a fazer, ocupado demais para dar atenção a ela.

Liao Liao não desconfiou de nada e pegou a toalha para se secar.

Que vergonha, ela pensou silenciosamente.

Naquela noite, Liao Liao sonhou a noite toda.

Sonhou com uma tropa de cavalos correndo pelo deserto, sumindo na areia. O som dos cascos abafado pelas dunas, os guerreiros nas costas dos cavalos desaparecendo em direção ao acampamento do rei.

Depois, sonhou com uma jovem sentada no chão, sem sapatos, de pernas cruzadas diante da escrivaninha, segurando a caneta para copiar os ensinamentos.

Talvez por se identificar demais, Liao Liao no sonho não resistiu e fez dois “tsc, tsc” com a língua, mordiscando uma maçã, entrando no tapete de pelos e ficando atrás da jovem.

No sonho, parecia haver um sistema de criptografia. Ela só via uma seda macia e fina, que sob o traço da caneta da jovem parecia uma superfície d’água cintilante, levemente ondulada.

Ela nem achava estranho, como se uma consciência sutil em sua mente dissesse: “Você não vê porque está além do seu entendimento, isso não importa.”

De repente, a porta se abriu.

Liao Liao olhou para cima e viu lanternas acesas ao longo do corredor. As lanternas tinham abajures de vidro octogonal, com velas dentro, como chamas sagradas flutuando no céu, emitindo uma luz dourada resplandecente.

Ela ficou maravilhada com a grandiosidade, até a respiração desacelerou.

Enquanto estava distraída, a porta do palácio abriu e fechou. Alguém entrou.

Vestia um manto branco de monge, com um colar de dezoito contas de madeira de agar na gola. Enquanto caminhava, os pingentes de âmbar e ouro vermelho nas franjas do colar batiam suavemente, produzindo um som cristalino e agradável.

De forma inexplicável, isso trazia paz ao coração e serenidade.

Ao entrar no salão, ele juntou as palmas das mãos em saudação e fez uma leve reverência à jovem sentada: “Majestade, me chama a esta hora da noite? Vossa Majestade deseja devolver o documento de passagem a este humilde monge?”

A jovem não respondeu, levantou-se ajoelhada do tapete e, debruçando-se na escrivaninha, acenou animada: “Vem rápido, mestre.”

Pegou um pergaminho enrolado e amarrado com uma fita de seda, enquanto falava: “Mandarei o pintor registrar o dia em que o mestre entrou na corte. Veja se gosta.”

O mestre não se moveu, olhou sem expressão enquanto a jovem desenrolava o pergaminho.

No pergaminho, uma dama nobre vestida com armadura dourada e manto de dragão estava sentada no trono, com expressão altiva e superior, muito diferente da jovem de lábios vermelhos e olhos brilhantes daquela noite.

A jovem apontou para baixo do trono e disse, olhando para cima para ele, com postura ereta e semblante imponente: “Escolhi o melhor pintor para retratar sua imagem. Veja se gostou.”

O mestre juntou as mãos e abaixou a cabeça, sem responder.

A jovem, desapontada, enrolou o pergaminho e jogou-o aos pés do mestre: “Pegue e me entregue.”

Ele suspirou levemente, parecendo resignado, mas pegou o pergaminho, não o examinou e o colocou cuidadosamente no suporte de madeira ao lado.

“Se Majestade não tiver mais nada, retornarei.”

“Quem disse que não tenho?” A jovem se ergueu e olhou para ele de cima para baixo: “Construí a Torre do Rei Buda para você, mestre. Amanhã, irá morar lá. Quanto a voltar, nem pense nisso, a menos que eu morra.”

Ao terminar suas palavras, passos apressados soaram do lado de fora do palácio. Um soldado, acompanhado por um oficial, correu para dentro.

Ao longe, fumaça subia das torres de vigia. A noite inteira tornou-se ruidosa como um trovão.

A jovem olhou fixamente para longe.

Então, o sonho pareceu fragmentar-se, e Liao Liao caiu incessantemente, repetidamente, dentro dos dezoito níveis do inferno de fogo que vira naquele dia.

A sensação horrível das chamas envolvendo o corpo a fez acordar sobressaltada, sentando-se na cama, ensopada em suor frio.

Droga, estava virando leitão assado de novo!

Na manhã seguinte, Liao Liao, com olheiras, foi à Torre do Rei Buda.

Pei Heyan ficou surpreso ao ver as manchas escuras sob seus olhos, mas como nunca gostava de conversas longas, nem perguntou.

Ele cobriu o barro que ia usar com a toalha molhada, pegou outra para secar as mãos e começou a moer a tinta.

Liao Liao, exausta de uma noite sem dormir, sentou-se preguiçosamente no almofadão.

Com o queixo apoiado na mesa, ela o observava moer a tinta em círculos.

O jovem mestre era belo e tudo que fazia era agradável de se ver.

Ela olhou para Pei Heyan e de repente lembrou do monge do sonho da noite anterior. Tentou compará-lo, mas era como se uma borracha apagasse a memória a cada tentativa.

Coçou a cabeça e, com olhar cauteloso, examinou o quarto: “Jovem mestre, você mora na torre há tanto tempo e nunca aconteceu nada estranho?”

Ele olhou para ela, sem entender exatamente a que ela se referia: “Como o quê?”

O queixo começava a doer, então ela apoiou o dorso da mão e se aproximou, falando em voz baixa e misteriosa: “Tenho tido pesadelos.”

Pei Heyan assentiu, quase adivinhando o que ela queria dizer, e provocou: “Sonha que está copiando escrituras e acorda chorando?”

Liao Liao quase revirou os olhos. O jovem mestre a tratava como se fosse uma trapaceira! Ela não era esse tipo de pessoa!

Quando ia se defender, ele disse: “Hoje copie só uma vez, quando a tinta acabar pode voltar.”

Ele largou o bastão de tinta e lhe entregou o pincel.

Liao Liao olhou para a pedra de tinta; ele não havia colocado muita água, havia pouca tinta, talvez nem acabasse uma página.

Engoliu o que ia dizer, aceitou o pincel com as duas mãos como quem lambe a mão do patrão e sorriu úmida para ele: “Mas, sério, não estou tentando comover ninguém, eu realmente tenho pesadelos.”

Reforçou o “realmente” duas vezes, com medo de que ele não acreditasse.

Ele assentiu, indicando que entendeu.

Ela desistiu e segurou firmemente o pincel, ajeitando a postura: “Sonhei que caía em um poço de fogo, sendo assada viva.” Ela franziu o nariz, como se sentisse cheiro de churrasco: “Será que essa torre é meio maldita? Tipo, já usaram sacrifícios humanos ou enterraram gente viva para fazer a fundação, coisas assim...”

Enquanto falava, percebeu o olhar sério de Pei Heyan e percebeu que disse algo que não devia. Mordeu os lábios e ficou em silêncio.

“Essa torre foi construída pela imperatriz de Nanchi para divulgar o budismo, demorou três anos e reuniu toda a mão de obra e recursos da época,” explicou Pei Heyan. “Não há nada dessas suposições que você mencionou.”

Liao Liao franziu o cenho, sentindo que aquela frase parecia familiar, mas não conseguia se lembrar onde ouvir ou ler aquilo.

Ela ficou calada e Pei Heyan também não falou mais.

Olhando para a ampulheta, ele levantou-se para meditar.

O interior da torre estava especialmente abafado naquele dia, e ele se sentia inexplicavelmente inquieto. Fechou os olhos, mas só conseguia ouvir a frase de Liao Liao repetida na mente: “Sonhei que caía em um poço de fogo, sendo assada viva.”

Aquilo parecia um mantra que o prendia.

Ele quase viu ela caindo inúmeras vezes de um penhasco para o fundo de um mar de fogo escaldante. A lava quente a envolvia, e sua figura logo desaparecia nas chamas ardentes.

Respirou fundo, incapaz de se concentrar, e abriu os olhos.

Uma rajada de vento quente virou as páginas dos livros espalhados pela sala.

Liao Liao exclamou, apressada, tentando segurar as folhas que voavam.

Pei Heyan olhou para ela. Ela, atrapalhada, segurava os livros com uma mão e a toalha sobre o barro com a outra para que não caísse.

Sentindo seu olhar, ela inclinou a cabeça, sorrindo com um ar de quem quer receber elogios: “Legal, né?”

Ele a observou em silêncio por um longo tempo.

Quando o vento diminuiu, ele lentamente tirou o colar de contas de osso de buda do pulso e disse a Liao Liao:

“Fica com isso. Usando-o, não terá mais pesadelos.”